Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bolsonaro perguntou sobre invasão das urnas eletrônicas, diz hacker

O hacker Walter Delgatti Neto, preso pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (2/8), afirmou em depoimento que se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar do sistema das urnas eletrônicas. O encontro teria ocorrido no Palácio da Alvorada e foi arranjado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

Segundo a jornalista Camila Bomfim, da GloboNews, Bolsonaro teria perguntado se o hacker conseguiria invadir as urnas se estivesse em posse do “código-fonte” dos equipamentos. No entanto, Delgatti disse aos investigadores que só poderia ter acesso ao código dentro da sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Corte autoriza o acesso aos sistemas eleitorais até um ano antes do primeiro turno, em ambiente específico e sob supervisão. Em entrevista coletiva, Zambelli confirmou que se reuniu com Delgatti e com Bolsonaro.

“Ele (Delgatti( queria conhecer o presidente (Bolsonaro). Como se dizia um esperto em tecnologia, o presidente queria perguntar pra ele se as urnas eram confiáveis, e ele (Delgatti) disse que não”, relatou Zambelli.

depoimento ainda dá conta de que Delgatti e Zambelli teriam se encontrado em setembro de 2022, às vésperas da eleição, sendo solicitado a invadir qualquer sistema da Justiça Brasileira, com intenção de mostrar a fragilidade dos sistemas.