Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do Coren-PB cobra do Ministério da Saúde solução para piso da enfermagem na Paraíba

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Rayra Beserra, cobrou do Ministério da Saúde uma solução para o pagamento do piso da enfermagem na Paraíba. Ela solicitou que os municípios façam os questionamentos e envios de dados necessários para que o Governo Federal destine recursos suficientes para a remuneração de toda a categoria com o piso garantido por lei.

A semana foi de impasse sobre o repasse do recurso complementar para apoio aos estados e municípios no pagamento do piso da enfermagem em todo o Brasil. O Ministério da Saúde disse, na segunda-feira (21), que havia repassado os valores, mas que eles poderiam demorar até esta quarta-feira (23) para serem creditados aos estados e municípios, o que gerou expectativa.

Outra questão foi o da insuficiência de recursos apontada pelos municípios. Eles esperavam receber um valor, mas foram surpreendidos com quantias menores para os pagamentos aos profissionais da enfermagem e outras categorias contempladas com o piso.

A secretária de Saúde de João Pessoa, Janine Lucena, disse esperar do Ministério da Saúde a apresentação dos cálculos que basearam os valores menores. O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), George Coelho, relatou que os municípios não têm recurso suficiente para pagar o piso.

“Pedimos que o Ministério da Saúde que tenha celeridade em atender esses municípios para que o recurso venha na sua integralidade, chegue até os municípios para o pagamento do piso, uma vez que a enfermagem não pode ser prejudicada”, declarou em vídeo enviado ao ClickPB a presidente do Coren-PB, Rayra Beserra.

Fonte: clickpb