Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Embate com STF: Presidente do Senado apresenta PEC para proibir porte de drogas

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou nesta quinta-feira (14) proposta para mudar a Constituição e incluir no texto um artigo em que a posse e o porte de qualquer droga serão considerados crimes. O texto insere no artigo 5º – principal ao prever os direitos e deveres da sociedade – que “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

A proposta acontece após um pedido de vista do ministro André Mendonça, que suspendeu o julgamento, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário em que se discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. Até o momento, há cinco votos pela inconstitucionalidade da criminalização do porte de maconha para consumo próprio e um voto que considera válida a previsão do artigo 28 da Lei de Drogas.

Pacheco já declarou publicamente que é contra a matéria no STF e que, a Corte, está legislando no lugar do Congresso Nacional e o movimento é considerado uma resposta direta aos ministros da Suprema Corte.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Senado foi protocolada, mas, para começar a tramitar ainda precisa receber ao menos 27 assinaturas de apoio dos parlamentares. Essa adesão deve acontecer por parte dos senadores já que Pacheco anunciou o projeto após reunião com líderes partidários.

“Foi uma deliberação do colégio de líderes, por maioria, e devemos encaminhar agora para a coleta de assinaturas”, disse Pacheco.