O governador João Azevêdo participou, nesta terça-feira (19), em Brasília, do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, ocasião em que destacou as ações do Governo do Estado para fortalecer a educação nos ensinos infantil, fundamental, médio e superior. Dentre as ações apresentadas pelo gestor estão os programas Alfabetiza Mais Paraíba, Paraíba Primeira Infância e Avança Mais IDEB, além dos investimentos na infraestrutura escolar e valorização dos professores.
“Nós vemos educação como um sistema integrado, que passa pela primeira infância, pelo ensino fundamental, pelo ensino médio e chega ao ensino superior. Por isso, temos ações em todos esses níveis, com construção de creches, parcerias com municípios, que muitos deles não tinham esse equipamento, estimulamos os adolescentes na produção de redações, investimos em pesquisa, na qualificação profissional dos nossos jovens, avançamos no IDEB e evento que participamos é fundamental para esse processo porque alfabetizar as crianças até os sete anos de idade é essencial para o aproveitamento pedagógico nos anos seguintes”, frisou o governador João Azevêdo.
Para a Primeira Infância, João Azevêdo ressaltou a construção, com recursos próprios do governo, de creches em 213 municípios do estado, com ações integradas de saúde, esporte, educação, lazer e infraestrutura.
Na educação infantil, o gestor evidenciou o programa Alfabetiza Mais Paraíba que visa alfabetizar as crianças na idade certa e a capacitação de professores das escolas estaduais e municipais.
As ações voltadas para o ensino médio da Paraíba, que possui a segunda proporção de escolas em tempo integral do país, também foram destacadas pelo chefe do Executivo estadual, além do sucesso de programas como o Se Liga no Enem, Desafio Mil, Conexão Mundo e Primeira Chance.
João Azevêdo também pontuou os investimentos em pesquisa, com bolsas para iniciação científica, pós-graduação e pós-doutorado. Por fim, o governador citou os convênios superiores a R$ 500 milhões com os municípios para construção e reforma de escolas e ginásios, construção e reforma de escolas e ginásios estaduais, aquisição de equipamentos e de novos ônibus escolares.
Fonte: wscom