Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

STF forma maioria contra tese do marco temporal; Paraíba mantém seis aldeias

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta tarde de quinta-feira (21) contra o projeto do marco temporal das terras indígenas brasileiras. O voto do ministro Luiz Fux foi o decisivo, deixando o placar em 6 a 2. Além dele, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli foram contrários à medida.

O julgamento do marco temporal iniciou há dois anos, mas foi interrompido e retomado somente em agosto deste ano. Apenas os ministros Nunes Marques e André Mendonça haviam sido favoráveis à instauração da demarcação das terras indígenas.

A ideia do marco temporal era demarcar o território dos indígenas brasileiros de acordo com a Constituição de 1988. Ou seja, as aldeias e comunidades precisariam estar registradas no documento para serem, de fato, terras indígenas. Caso contrário, estariam disponíveis para a apropriação privada e exploração dos terrenos.

Marco temporal na Paraíba

Com destaque nacional para a população indígena, o estado da Paraíba, por exemplo, perderia seis de suas oito aldeias existentes. Apenas os potiguaras — que vivem entre os municípios de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto — e os tabajaras — presentes no Litoral Sul, no Conde— teriam direito de manter suas terras.

As aldeias de Potiguara e Jacaré de São Domingos, apesar de serem registradas e demarcadas, seriam afetadas pela data da confirmação. Além desses, as comunidades de Potiguara de Monte-Mór, Tabajara da Jacoca e Barra de Gramame possuem processos de demarcação em andamento. Apenas a aldeia de Taiepe não possui providências.

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.