O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta tarde de quinta-feira (21) contra o projeto do marco temporal das terras indígenas brasileiras. O voto do ministro Luiz Fux foi o decisivo, deixando o placar em 6 a 2. Além dele, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli foram contrários à medida.
O julgamento do marco temporal iniciou há dois anos, mas foi interrompido e retomado somente em agosto deste ano. Apenas os ministros Nunes Marques e André Mendonça haviam sido favoráveis à instauração da demarcação das terras indígenas.
A ideia do marco temporal era demarcar o território dos indígenas brasileiros de acordo com a Constituição de 1988. Ou seja, as aldeias e comunidades precisariam estar registradas no documento para serem, de fato, terras indígenas. Caso contrário, estariam disponíveis para a apropriação privada e exploração dos terrenos.
Marco temporal na Paraíba
Com destaque nacional para a população indígena, o estado da Paraíba, por exemplo, perderia seis de suas oito aldeias existentes. Apenas os potiguaras — que vivem entre os municípios de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto — e os tabajaras — presentes no Litoral Sul, no Conde— teriam direito de manter suas terras.
As aldeias de Potiguara e Jacaré de São Domingos, apesar de serem registradas e demarcadas, seriam afetadas pela data da confirmação. Além desses, as comunidades de Potiguara de Monte-Mór, Tabajara da Jacoca e Barra de Gramame possuem processos de demarcação em andamento. Apenas a aldeia de Taiepe não possui providências.
Os artistas que vão participar da edição 2025 do espetáculo ‘Paixão de Cristo – Divino…
O Km 18 da BR 230, em João Pessoa (próximo ao acesso da Avenida Beira Rio), sentido Cabedelo, está completamente…
Com a proximidade da Semana Santa, os consumidores de João Pessoa têm mais uma opção…
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) promoveu, nesta sexta-feira (11), uma manhã especial de atividades…
11/04/2025 - 18:56 Mario Agra / Câmara dos Deputados Duarte Jr., autor da proposta…
11/04/2025 - 18:40 Vinicius Loures / Câmara dos Deputados O deputado Airton Faleiro recomendou…