Categories: Política

Projeto em análise na Câmara regulamenta carros autônomos no Brasil – Notícias


09/10/2023 – 17:36  

O Projeto de Lei 1317/23, do deputado Alberto Fraga (PL-DF), regulamenta a utilização de veículos autônomos no Brasil. Em tramitação na Câmara dos Deputados, a proposta estabelece o papel do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e trata da responsabilidade por acidentes ou infrações de trânsito.

As regras são inseridas no Código de Trânsito Brasileiro. Fraga defende que a medida é necessária. “Trata-se de uma novidade tecnológica que poderá rapidamente fazer parte do nosso cotidiano, e o Parlamento não pode se furtar a tratar do tema e garantir a segurança dos cidadãos”, disse.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Fraga: novidade poderá fazer parte do cotidiano em breve

A proposta considera veículo terrestre autônomo aquele com qualquer tipo de motorização e que não dependa de condutores humanos para seu deslocamento, utilizando tecnologia computadorizada georreferenciada, com tomada de decisões por meio de inteligência artificial.

Pelo projeto, todos os veículos autônomos deverão ter, obrigatoriamente, seguro contra acidentes, com cobertura contra terceiros.

Requisitos
Caberá ao Contran regulamentar os requisitos técnicos para veículos autônomos, fabricados ou comercializados no Brasil. O Detran deverá homologar os veículos, sendo obrigatória a realização de testes em território nacional, conforme estabelecer o Contran.

Circulação
Para circular em vias públicas, o veículo autônomo deverá, obrigatoriamente, ser ocupado por condutor habilitado, com anotação especial na carteira de habilitação. O projeto veda o uso de veículos autônomos para ambulância.

Atualização
O fabricante deverá fornecer atualizações constantes para garantir a segurança e a conformidade do veículo com as leis de trânsito. A não atualização pelo proprietário impedirá a renovação do registro do veículo.

Responsabilização
A responsabilidade em caso de acidente ou de infração de trânsito será apurada conforme cada caso, podendo ser exclusiva ou solidária entre fabricante (ou seu representante no Brasil) e proprietário (ou condutor).

A responsabilidade será exclusiva de quem (proprietário ou fabricante) agir com negligência, imprudência ou imperícia na programação ou manutenção do veículo. Se o acidente ou infração decorrer de falha na programação ou fabricação, o proprietário receberá o dobro do valor pago em indenizações e multas.

Cadastro
Segundo a proposta, o governo deverá criar um cadastro nacional para registrar todos os tipos de acidentes com veículos autônomos, constando ao menos marca, local e número de vítimas.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Ana Chalub



Fonte link

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Tardezinha Inclusiva comemora três anos e realiza última edição de 2024

A última edição da Tardezinha Inclusiva de 2024 foi realizada neste domingo (15) com uma…

7 horas ago

Prefeitura de João Pessoa inicia a semana com vacinas para todos os públicos

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa a…

10 horas ago

Sine-JP oferece 870 vagas de emprego a partir desta segunda-feira na Capital

Mercado de trabalho Sine-JP oferece 870 vagas de emprego a partir desta segunda-feira na Capital…

13 horas ago

Sine-PB oferta 590 vagas de emprego em 13 municípios paraibanos

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (16), disponibiliza 590…

17 horas ago

Policiais paraibanos morrem em grave acidente em Pipa; corpos serão transferidos para JP

Dois policiais paraibanos morrem em um grave acidente ocorrido na noite desta sexta-feira, (13), na…

17 horas ago

Banco de Leite do ICV reforça necessidade de doações para garantir estoque no fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano e das férias, o Banco de…

19 horas ago