Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paraíba registra segunda doação de órgãos em menos de 24 horas

Transplante

A segunda doação de multiórgãos registrada pela Central de Transplantes da Paraíba em um intervalo de menos de 24 horas aconteceu na manhã dessa sexta-feira (17). A ação foi registrada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. O doador foi um homem de 27 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital vítima de um ferimento por arma de fogo.

Foram doados o fígado, que teve como receptor um paraibano, além dos rins, encaminhados para o Rio Grande do Norte e Pernambuco, e córneas, levadas para avaliação no Banco de Olhos da Paraíba.

A outra doação foi registrada na tarde da quinta-feira (16) no Hospital de Trauma de Campina Grande.

A diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, informa que com essa última doação a Paraíba ultrapassa a quantidade de doações efetivas registrada em 2022.

“Chegamos ao número de 35 doações efetivas em 2023, número que já é maior que o total registrado no ano passado. Nossa alegria é saber que esse dado representa mais saúde e qualidade de vida para as pessoas que deixaram a lista de espera por um transplante através do ‘sim’ de cada família doadora,” comemora.

Em 2023, na Paraíba, já foram registrados 220 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 161 de córneas, sete de coração, 24 de rim, 24 de fígado e quatro de medula óssea. Ainda aguardam na lista de espera 505 paraibanos.

Fonte: paraiba.com