Pré-Black Friday: em uma semana, Procon já autua 60 estabelecimentos em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira

O Procon-PB autuou, até esta quinta-feira (23), 60 estabelecimentos comerciais por apresentarem irregularidades referente à promoção da Black Friday. Conforme apurado pelo ClickPB, a fiscalização vem acontecendo de forma intensa desde a semana passada e as autuações ocorreram em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira.

Ao ClickPB, a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, informou que, em João Pessoa, 29 estabelecimentos, entre lojas varejistas e farmácias, foram autuados por não informar a quantidade disponível no início da promoção; por divulgar os preços da promoção da Black Friday nas etiquetas dos produtos mais caros que os valores originais; não publicitar o preço original e preço promocional dos produtos em oferta; não incluir telefone e endereço do Procon-PB nas notas fiscais de venda ao consumidor e não possuir listagem na loja física. 

Em Campina Grande, 18 estabelecimentos varejistas foram visitados e autuados por não informar o valor antes da promoção; não apresentar as notas fiscais dos ultimos  três meses no Procon-PB e não informar as formas de pagamento. Já em Guarabira, 13 estabelecimentos foram autuados por  não publicitar o preço original e notificados para apresentarem as notas fiscais dos últimos três meses.

“A fiscalização voltada para a Black Friday está ocorrendo de forma intensiva e abrangente. O Procon-PB mobilizou suas equipes para realizar inspeções presenciais em estabelecimentos comerciais, além de monitorar atentamente as práticas online. A fiscalização visa garantir o cumprimento das normas de proteção do consumidor, verificando a transparência nas ofertas e a qualidade dos serviços prestados. Além disso, a instituição intensificou a colaboração com órgãos de defesa do consumidor e autoridades policiais para garantir uma abordagem abrangente e eficaz”, destacou a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti.

Ainda de acordo com Késsia, os estabelecimentos que não estiverem de acordo com as normas e apresentarem alguma irregularidade durante o período da Black Friday, serão autuados e o consumidor deve denunciar através do WhatsApp (83) 9863-5284, do número 151, pelo site www.procon.pb.gov.br, nas redes sociais Instagram,  facebook e também presencialmente na sede do Procon-PB, sem a necessidade de agendamento prévio. 

“As denúncias podem incluir informações sobre práticas enganosas, publicidade falsa, preços abusivos, ausência de informações claras sobre promoções, condições de pagamento não transparentes e produtos com informações divergentes. A colaboração dos consumidores é fundamental para fortalecer as ações de fiscalização. O Procon-PB alerta os consumidores para estarem atentos a esses pontos e recomenda a verificação constante do site oficial da autarquia para informações atualizadas sobre práticas irregulares e dicas de segurança durante a Black Friday”, pontuou.

Como noticiou o ClickPB, o Procon-PB divulgou uma lista de sites suspeitos com base em estudos realizados no Procon-SP. Essa lista é uma ferramenta valiosa para evitar possíveis armadilhas durante a Black Friday. A intenção é alertar a população sobre plataformas que foram notificadas, não responderam, ou apresentaram irregularidades, proporcionando uma compra online mais segura e confiável. Pode ser acessado através do link sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Fonte: clickpb

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

‘Novo lar’: Maíra Cardi compra mansão de Neymar Jr. por R$ 40 milhões

‘Novo lar’: Maíra Cardi compra mansão de Neymar Jr. por R$ 40 milhões Posted on13…

10 horas ago

Solteiros! Ana Castela e Gustavo Mioto terminam relacionamento

Ana Castela e Gustavo Mioto não formam mais um casal, essa é a terceira vez…

10 horas ago

Ministério da Saúde prevê controle do HIV e aids no Brasil até 2030

O Ministério da Saúde lançou diretrizes para a eliminação da aids e da transmissão do…

10 horas ago

Pesquisa Ipec: 34% avaliam governo Lula como ótimo ou bom

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (13) aponta que 34% dos brasileiros avaliam o governo do…

10 horas ago

Filho de Lula ironiza internações de Bolsonaro em meme nas redes sociais

Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provocou…

10 horas ago

Tardezinha Inclusiva comemora três anos com tema ‘Natal da União’

A Tardezinha Inclusiva, um dos braços do projeto Somos Capazes, completa três anos e comemora…

13 horas ago