A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira (1°) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). A procuradoria pede autorização para investigar o parlamentar pelos crimes de associação criminosa e peculato.
O pedido foi encaminhado ao Supremo após reportagens jornalísticas publicadas nesta semana e notícias-crime protocoladas por políticos de oposição informarem que Janones teria enviado áudios, por meio do Whatsapp, a ex-assessores solicitando o repasse de parte dos salários para ajudar em campanhas eleitorais. Os fatos teriam ocorrido a partir de 2019.
De acordo com a vice-procuradora-geral da República, Ana Borges Coêlho Santos, o inquérito vai apurar se o deputado cometeu a prática popularmente conhecida como “rachadinha”.
“Não se pode descartar, lado outro, a possibilidade de o deputado federal André Luís Gaspar Janones ter exigido, para si, diretamente, em razão do mandato parlamentar, vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete”, afirmou.
A Agência Brasil entrou em contato com o gabinete de Janones e aguarda retorno.
03/04/2025 - 17:10 Elio Rizzo / Câmara dos Deputado Nely Aquino, relatora do projeto…
O marketing fala em crescimento, as planilhas em Brasília apontam estabilidade, mas o povo sente…
O governo federal, por meio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), aprovou um…
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) concedeu nesta quinta-feira (4) prisão domiciliar humanitária…
Maior conforto aos servidores e melhor atendimento ao público. Estes são os objetivos da Secretaria…
A vereadora da Câmara Municipal de São Sebastião de Umbuzeiro, Zelma Pereira (MDB), acionou, nesta…