Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Centro em Cena retorna em grande estilo com música, teatro, circo e cordel

Centro em Cena retorna em grande estilo com música, teatro, circo e cordel


O Festival Centro em Cena foi retomado, em 2023, após um hiato de 15 anos, pela Prefeitura de João Pessoa e sua Fundação Cultural (Funjope), com uma programação diversificada. A abertura, no Parque Solon de Lucena, teve uma apresentação conjunta reunindo a Junina Lageiro Seco, a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, a Orquestra Sinfônica Municipal e o bailarino Carlinhos de Jesus que acompanharam a cantora Alcione numa noite que se tornou inesquecível.  

“Foi uma felicidade muito grande para todos nós que fazemos a Funjope retomar o Centro em Cena, um projeto que já estava consolidado no imaginário da população de João Pessoa. A comunidade de artistas, de uma maneira geral, aguardava o retorno do Centro em Cena e o público também”, destaca o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.  

Este ano, conforme ressalta, foram seis dias de festival com presenças marcantes, tanto da cultura local como da nacional. “Garantimos, desse modo, a realização de mais um compromisso de campanha do nosso prefeito Cícero Lucena”, frisa o diretor.  

Ele comenta ainda que o Centro em Cena é uma ação artístico cultural que está forte e presente na vida da cidade de João Pessoa. “Deveremos, inclusive, realizar mais festivais dessa natureza em 2024. Estamos programando novamente o Centro em Cena porque, realmente, a cidade merece, e é uma grande e importante ação para todos nós”, afirmou Marcus Alves.  

O evento – Ao longo de seis dias, o festival, que contou com o apoio do Governo da Paraíba, teve mostra literária no Centro Cultural São Francisco, com a participação da renomada atriz paraibana Zezita Mattos e de Carlito Campos. Foram realizadas feiras de cordel e de livros. Teve também apresentação da Companhia Bigorna de Teatro que fez uma homenagem aos 80 anos do escritor Fernando Teixeira.  

O evento contou com a participação do grupo Cabruêra, banda Electro Bromance e o grupo Família Los Iranzi, na Casa da Pólvora. A programação envolveu também exposições por lá, a mostra ‘Encontro’, do artista visual Babá Santana, exibiu obras feitas de papel. Já no Hotel Globo, aconteceu a exposição ‘Temporis’, do artista visual Alberto Lacet, que reuniu 40 obras.  

Teve também espetáculo teatral. A peça ‘A Vela’, protagonizada pelos atores Herson Capri e Leandro Lima, atraiu um grande público. Durante os dois dias de encenação gratuita para o público no Teatro Santa Roza, o espaço ficou lotado e, quem prestigiou a peça, pode participar de um bate papo com os atores. Também no Teatro Santa Roza, teve apresentação da Companhia Municipal de Dança, do Coletivo Tribo Ethnos, da Curitiba Companhia de Dança e do Ballet do Teatro Guaíra de Curitiba (PR).  

Mas, o Centro em Cena não parou por aí. Pelas ruas do Centro Histórico, teve cortejo com o grupo ‘As Calungas’, saindo da Casa da Pólvora até Largo da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves. Por lá, também aconteceu apresentação de arte circense. Tudo isso, sem contar o workshop com Guegué Medeiros e Salomão Soares, no Hotel Globo, e com o festival de performances artísticas, na Casa da Pólvora.  



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.