Começa nesta sexta-feira (12) e segue até o dia 17 deste mês o período de defeso do caranguejo. O alerta, que proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento e a industrialização do caranguejo-uçá, foi feito pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente na Paraíba (Sudema).
Como visto pelo ClickPB, o período de defeso serve para que os animais possam se reproduzir sem que haja interrupção por meio de qualquer intervenção humana. Além do defeso em janeiro, o período também se aplica nos períodos de 10 a 15 de fevereiro e 11 a 16 de março.
“O período de defeso é também conhecido como ‘andada’, trata-se do período reprodutivo para os cordados. Nesse intervalo, eles ficam mais expostos por saírem das áreas de manguezais e se aproximarem das áreas de praia”, explicou o chefe da divisão de Fauna da Sudema, Leandro Silvestre, como notado pelo ClickPB.
Ainda como visto pelo ClickPB, locais que mantêm os caranguejos-uçá vivos ou congelados precisam declarar o estoque do animal na Superintendência de Agricultura, Pecuária e Abastecimento um dia antes do início do período de defeso.
O descumprimento do defeso é considerado crime ambiental. Em caso de denúncia, a população pode entrar em contato com a Sudema pelos telefones (83) 3690-1965 e (83) 9 8844-2191, além do e-mail difisudema@gmail.com.
A Paraíba deu um importante passo no desenvolvimento do turismo estadual ao ter 80 de…
De acordo com publicação do jornal Estadão, três magistrados deixaram o gabinete do ministro Alexandre…
02/04/2025 - 17:07 • Atualizado em 02/04/2025 - 17:13 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…
Os sorrisos estampados no rosto não escondiam a emoção dos 25 aprovados no concurso do…
02/04/2025 - 16:17 Bruno Spada / Câmara dos Deputados Glauber Braga (C) é acusado…
Instagram A Polícia Federal indiciou o ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED)…