Não tem como concorrer. A Praia do Sancho, em Fernando Noronha, Pernambuco, foi escolhida a “melhor praia do mundo”, em uma votação feita entre viajantes de um dos principais sites especializados em viagens do mundo: o TripAdvisor. O ranking mundial é divulgado todos os anos.
A imagem da praia e seu mirante, com um mar azul turquesa, é o que vem à mente de quem pensa em Fernando de Noronha, localizada a 375 quilômetros do continente. A Baía do Sancho fica na costa oeste da principal ilha do arquipélago. O acesso é de barco ou por uma escada. Mas só passa uma pessoa, por vez, em uma estreita fenda, um paredão entre as rochas. O que pode dificultar para idosos e crianças. A jornalista Danielle Soares visitou a praia, em junho do ano passado.
Para o Ministério do Turismo, a escolha do paraíso natural, como melhor praia do mundo, não surpreende, tanto por causa da paisagem, quanto pelas estritas regras para manter o turismo sustentável. A visitação tem limitações rigorosas quanto ao número de visitantes: 11 mil por mês. Isso para garantir a preservação das praias e recifes de coral. Os turistas também pagam uma taxa de acesso.
A beleza, claro, vale a pena, e nunca saiu da memória do empresário Carlos Toscano.
Walter Siqueira, que mora a menos de 500 metros da praia, resume o que é a Baía do Sancho.
O arquipélago é formado por 21 ilhas e tem outras 15 praias, ruínas e monumentos do século XVIII. Na área urbana da principal ilha, a única habitada, existem poucas vilas e os serviços integram a cadeia produtiva do turismo, a principal fonte de renda. Desde o final dos anos 1980, foi criada uma área de proteção ambiental para preservação das espécies.
Na mesma votação internacional, a Praia de Ipanema foi lembrada entre os viajantes, mas na 19ª posição.