Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Números da dengue no estado do Rio de Janeiro preocupam autoridades

Números da dengue no estado do Rio de Janeiro preocupam autoridades


A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro alerta a população para a importância de cuidados redobrados para evitar o surgimento de focos de dengue no verão, época em que o número de casos da doença tende a aumentar devido ao calor e as chuvas, fatores que favorecem o ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Somente no estado do Rio, na primeira semana do ano, foram mais de mil casos, de acordo com o Panorama da Dengue, elaborado pelo Centro de Inteligência em Saúde da Secretaria Estadual.

Na cidade do Rio, a Secretaria Municipal de Saúde monitora de perto o cenário, por meio do Centro de Inteligência Epidemiológica, e reforçou as ações de combate ao vetor em várias frentes, como explica o secretário municipal de saúde Daniel Soranz.

“Hoje a gente tem três tipos de depósitos que nos preocupam. O primeiro é aquele depósito fixo, em caixa d’água, cisternas, piscinas, que são, na maioria das vezes, macropontos de proliferação do mosquito. O outro são os depósitos móveis, que são vasos de plantas, pneus, lixo acumulado. E depois também atenção a alguns depósitos naturais do mosquito Aedes aegypti, como plantas, pedras, pequenas lagoas”, exemplifica.

O secretário também confirma que a situação da cidade é preocupante e que está havendo um aumento expressivo no número de casos.

“É uma preocupação muito grande. A gente está vendo um período muito quente, e no calor o mosquito nasce em uma velocidade maior, e também um período de chuvas, que também é muito propício a acumular água parada. A maioria dos estados já apresentou aumento muito expressivo, e na cidade do Rio de Janeiro não é diferente”.

Entre os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti estão não deixar acumular água parada, tampar reservatórios como caixa d`água, manter a limpeza de terrenos e deixar garrafas e recipientes virados para baixo.



Link da fonte aqui!