Quase 48 mil pessoas foram afetadas pela chuvas do último fim de semana no estado do Rio de Janeiro. Esse é um balanço parcial divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Desse total, mais de 330 pessoas estão desabrigadas e 12 mil desalojadas nas cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri, São João de Meriti, São Gonçalo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados.
Sete municípios decretaram situação de emergência. Até o momento 12 mortes foram confirmadas no estado. O Corpo de Bombeiros continua as buscas por dois desaparecidos: uma mulher que teria submergido após a queda de um veículo no Rio Botas, em Belford Roxo, e um homem que teria sido arrastado pela correnteza.
E novas instabilidades no tempo chegam ao estado nesta quinta-feira com previsão de temporais no fim de semana. De acordo com o Sistema Alerta Rio, estão previstas pancadas de chuva forte acompanhadas de raios e rajadas de vento de até 70km/h em boa parte do território fluminense. Na sexta, essas pancadas se intensificam com risco de alagamentos e enchentes.