As primeiras vacinas contra a dengue chegaram ao Brasil neste sábado (20). São cerca de 750 mil doses que vão ser disponibilizadas pelo SUS.
Este lote faz parte de um total de 1 milhão 320 mil doses do imunizante fornecidas pela farmacêutica Takeda, sem cobrança ao Ministério da Saúde. A segunda remessa, com 570 mil doses, tem previsão para ser entregue em fevereiro.
Além dessas remessas, o Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões doses para 2024, segundo a previsão informada pela empresa, que vão ser entregues ao longo do ano, até o mês de novembro. A expectativa é que mais de 3 milhões de pessoas sejam vacinadas neste ano, já que o imunizante precisa de duas doses, com intervalo mínimo de três meses, e existe uma capacidade limitada de fabricação da vacina.
O primeiro lote recebido vai passar pelo processo de liberação da alfândega e da Anvisa, e em seguida será enviado para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. As vacinas vão ser destinadas a municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e com população igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta as altas taxas da doença nos últimos meses.
O público-alvo inicial são crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, mas para este grupo a vacina não foi liberada pela Anvisa. A lista dos municípios e a estratégia de vacinação devem ser informados pelo Ministério da Saúde nos próximos dias. A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.
Em 2023 o Brasil bateu recorde de mortes causadas pela dengue e, nas duas primeiras semanas de janeiro, já foram registrados mais de 55 mil casos da doença em todo o país, segundo o Ministério da Saúde.
A vereadora da Câmara Municipal de São Sebastião de Umbuzeiro, Zelma Pereira (MDB), acionou, nesta…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quinta-feira (4) o decreto que…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quinta-feira (3) à decisão do…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa varia entre R$ 6,12 (dinheiro)…
03/04/2025 - 14:44 Claudio Braziliense / Câmara dos Deputados Deputado Zé Vitor, presidente da…
03/04/2025 - 14:31 Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Duarte Jr.: iniciativa fomenta a…