O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), teve o mandato cassado pela terceira vez, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado. A decisão foi dada nessa segunda-feira (22), por 5 votos a 2, a favor da tese de abuso de poder político e econômico. Antonio Denarium não poderá ser eleito por oito anos. Desta vez, o vice-governador, Edilson Damião (Republicanos), também foi cassado. Apesar da sentença, os dois permanecem no cargo enquanto recorrem da decisão.
A relatora do processo, Tânia Vasconcelos, seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral, de que Denarium cometeu irregularidades no repasse de verbas para programas sociais, como Cesta da Família e Morar Melhor, justamente no ano em que concorreu à reeleição, em 2022. A desembargadora afirmou que Antonio Denarium praticou desvio de finalidade ao usar a estrutura estatal com o propósito de interferir nas eleições. Segundo Tânia Vasconcelos, o uso de recursos em medidas eleitoreiras foi feito em flagrante infração à legislação e pode ter ultrapassado o patamar de R$ 90 milhões.
Em nota enviada à imprensa, Denarium disse que respeita a decisão judicial e está confiante que sua situação será revertida em instância superior, esclarecendo todas as questões levantadas e apresentando os contrapontos necessários. O caso foi para análise no TSE e, enquanto isso, Denarium continua no cargo de governador de Roraima.
Pedro França/Agência Senado A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na noite…
Nesta quarta-feira (11), o dólar comercial fechou cotado a R$ 5,968, uma queda de 1,3%…
A Prefeitura de João Pessoa está colocando em prática o projeto ‘Turismo Seguro’, uma iniciativa…
Foto: Reprodução O Globo O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil…
Um momento de paz, solidariedade e confraternização. Assim foi à noite desta quarta-feira (11) para…
Em Brasília Cícero Lucena celebra parceria com o BRB e avança para levar experiência do…