“Uma dose de pensamento positivo hoje dá coragem a sua mente amanhã”. Com frases motivacionais como essa, que valorizam a vida e estimulam a atenção à saúde mental e emocional, o setor Psicossocial da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou evento alusivo à campanha Janeiro Branco, nesta quinta-feira (25).
O tema da campanha é ‘Saúde mental enquanto há tempo’ e, segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o objetivo é que as pessoas não deixem para depois o cuidado com as suas emoções. “Passamos grande parte do nosso dia no ambiente de trabalho, então, nada mais justo do que darmos essa atenção à saúde mental dos nossos colaboradores, não só nos meses de janeiro ou setembro, mas durante o ano inteiro”, destacou.
Quem passou pelo cruzamento da Avenida Minas Gerais com a Avenida Amazonas, no Bairro dos Estados, conferiu a animação dos servidores dos setores Psicossocial e de Arte e Cultura (Diac) destacando o tema da campanha Janeiro Branco. Eles distribuíram bolas e laços brancos e fizeram um pit stop com uma faixa contendo a frase ‘A vida pede equilíbrio’.
O momento contou com a animação do grupo musical da Emlur, Baticumlata, que apresentou um repertório diferente. Em vez das canções sobre a sustentabilidade, as músicas cantadas eram motivacionais, com foco no amor, perdão e nas relações humanas. Quem também se apresentou foi o grupo musical do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho, que tocou músicas do ritmo carimbó para animar os participantes.
Trabalhar emoções – A coordenadora do setor Psicossocial da Emlur, Adriana Guedes, destaca que o objetivo da campanha é estimular as pessoas a trabalharem suas emoções. “Do mesmo jeito que as pessoas vão à academia de ginástica para melhorar a saúde física, elas devem trabalhar sua saúde mental. Na Emlur, fazemos um momento de desabafo com os servidores que precisam de atendimento por situações de estresse, e isso vem funcionando, mesmo que eles não queiram um acompanhamento frequente”, explica ela.
A servidora Verônica Vieira assistiu a toda programação e acha importante o lembrete de cuidar da saúde mental. “Todo mundo tem problemas, mas é preciso procurar ajuda para resolver e buscar a felicidade. Já passei por situações difíceis, mas a cada dia é necessário uma superação”, conta.
O grupo de teatro da Emlur, Arte do Riso, declamou mensagens motivacionais, enfatizando que cada um tenha foco em si até que possa dizer: “agora sim está tudo bem”.
Adoecimento – A psicóloga do Caps Gutemberg Botelho, Sâmya Duarte, ressaltou, em sua palestra, que o adoecimento mental ocorre aos poucos, sendo de grande importância o olhar para si. Caso os momentos de tristeza e depressão tornem-se frequentes, é preciso procurar ajuda profissional. “É necessário tratar a origem dos problemas. Portanto, antes de a situação se agravar, é preciso cuidar e também prevenir, buscando atividades que proporcionem alegria e bem-estar”, frisou.
A Emlur disponibiliza atendimento psicológico aos servidores e seus familiares, incluindo cônjuges e companheiros, pais e filhos. O agendamento é feito no Setor Psicossocial, localizado na sede da Emlur. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Às sextas-feiras, o serviço é prestado apenas pela manhã.
Em abril do ano passado, a Presidência da República instituiu a Campanha Janeiro Branco, dedicada à promoção da saúde mental, por meio da lei nº 14.556 de 25 de abril.
O plenário do Senado Federal aprovou, em votação simbólica, na noite desta quarta-feira (18), o…
Uma operação policial foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (19) em João Pessoa com o…
Aumento nas vendas Feira da Cecaf amplia funcionamento e sorteia prêmios com clientes neste fim…
INSS abre seis vagas na Paraíba em concurso com salários de até R$ 14 mil…
O concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) teve três editais para as áreas…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), realizou, nesta terça…