Nove estados do Norte e Nordeste apresentaram tendência de aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave por causa da Covid-19, de acordo com o monitoramento da plataforma Infogripe, da Fiocruz. Eles estão na direção oposta da tendência brasileira, que é de queda tanto no curto quanto no longo prazo.
Somente este ano, já foram notificados mais de 4200 casos da síndrome em todo o país, com 276 óbitos. Entre os casos com resultados positivo para algum vírus respiratório, mais de 65% se devem ao coronavírus.
O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destaca que a Região Norte ainda não tinha registrado crescimento, ao contrário da Nordeste, onde essa alta já é verificada desde o final do ano passado.
Fora dessas regiões também demanda atenção a situação no Mato Grosso. Além disso, o Boletim constatou ligeiro aumento de casos no Distrito Federal e em Goiás, entre a população a partir de 65 anos de idade. Já nos estados da região Norte e no Mato Grosso, o aumento se concentra nas faixas etárias da população. O epidemiologista da Fiocruz Amazônia Jensen Orellana, acredita que isso se deve ao relaxamento da população, agora que os surtos de Covid estão controlados.
Mas de maneira geral, se mantém o padrão típico de maior incidência de caso entre crianças menores de 2 anos, e maior mortalidade entre idosos. Os especialistas reforçam que é preciso manter os cuidados: testar em caso de sintomas ou contato com alguém doente, fazer isolamento, quando houver infecção e principalmente manter a vacinação em dia.
Quem quer começar o ano com a boa notícia de conseguir uma vaga no mercado…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), segue com a…
Reprodução Instagram O cantor Gusttavo Lima se envolveu em um embate nas redes sociais com…
A abertura da segunda edição do Festival Forró Verão 2025, neste sábado (4), contou com…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) inicia nesta segunda-feira (6), a…
O ano de 2025 tem início com altas temperaturas, característica do verão. Na estação mais…