Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Braskem vai indenizar pescadores e marisqueiros da Lagoa Mundaú (AL)

Braskem vai indenizar pescadores e marisqueiros da Lagoa Mundaú (AL)


Pescadores e marisqueiros afetados pela restrição de navegação na Lagoa Mundaú, em Maceió, vão ser indenizados pela Braskem. Mil, oitocentos e setenta profissionais vão receber de uma única vez R$ 4.236, o que equivale a três salários mínimos.

A limitação para passagens de barcos na lagoa foi determinada no final de novembro, por causa de risco de desmoronamentos nas minas exploradas pela Braskem.

O acordo foi firmado entre a Defensoria Publica da União, a Braskem e entidades de pescadores, nessa terça-feira (6), para compensar os danos econômicos causados nesses três meses de restrição na lagoa, explica o defensor regional de direitos humanos em Alagoas, Diego Alves.

São dois critérios para receber a indenização: ter registro no Ministério da Pesca e Aquicultura e ter relação com as colônias de pescadores próximas dos bairros afetados pela restrição.

No primeiro grupo, que atende a esses dois critérios, estão 973 nomes, que vão receber o pagamento por meio da Federação dos Pescadores de Alagoas.

No segundo grupo, estão 897 pessoas com registro ativo, mas sem vinculação com essas colônias de pesca. Elas vão receber apoio da Defensoria Pública da União para comprovar que moravam na região afetada. O atendimento na DPU começa nesta quinta (8).



Link da fonte aqui!