Conceição Evaristo foi eleita, nesta semana, para ocupar a cadeira de nº 40 da Academia Mineira de Letras. A escritora disputou a cadeira com outros cinco candidatos e foi eleita com 30 votos, entre 34 possíveis.
Em nota, o presidente da casa, Jacyntho Lins Brandão, afirmou que a chegada de Conceição Evaristo “tem também o sentido de impregnar a casa com suas qualidades e história de vida, essa prática da literatura por ela denominada escrevivência. Uma vivência, aliás, profundamente marcada por Minas e por Belo Horizonte”
Nascida na favela do Pindura Saia, na região centro-sul da capital mineira, Conceição Evaristo é ficcionista, poeta e um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea, com traduções para o inglês, francês, espanhol, árabe, italiano e eslovaco. Entre suas obras estão Ponciá Vicêncio; Becos da Memória e Insubmissas Lágrimas de Mulheres. Em 2015, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria contos e crônicas pelo livro Olhos D’água.
No final de 2023, Conceição foi agraciada com o Prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano e também com o prêmio Elo no Festival Internacional das Artes de Língua Portuguesa.
*Com informações da Agência Brasil
26/03/2025 - 21:30 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos vai…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por meio da equipe da…
Apesar de estar inelegível até 2030 e responder como réu por suposta tentativa de golpe…
26/03/2025 - 21:10 Bruno Spada / Câmara dos Deputados Uma das propostas defendidas é…
O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) foi a única unidade hospitalar da Paraíba selecionada para…
O senador Wellington Fagundes (PL-MT) relatou nesta quarta-feira (26) o encontro de senadores da oposição…