Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto facilita acesso de municípios a programa de segurança alimentar em caso de calamidade – Notícias

Projeto facilita acesso de municípios a programa de segurança alimentar em caso de calamidade – Notícias


20/02/2024 – 14:36  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Padovani pretende agilizar acesso a recursos e programas de assistência alimentar

O Projeto de Lei 6173/23 inclui, de forma automática, os municípios em situação de emergência ou em estado de calamidade pública na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

A situação de emergência se caracteriza pela iminência de danos à saúde e aos serviços públicos. Já o estado de calamidade pública é decretado quando essas situações se instalam. Nos dois casos o município pode obter ajuda federal.

Pela proposta, o governo federal deverá reconhecer a situação de emergência ou o estado de calamidade. A permanência do município na Política Nacional de Segurança Alimentar será mantida enquanto durarem as condições de desastre.

Agilidade
“É fundamental garantir o acesso à alimentação em momentos críticos”, disse o autor da proposta, deputado Padovani (União-PR). “A inclusão automática desses municípios agilizará o acesso a recursos e programas de assistência alimentar.”

Em 2023, de acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o Rio Grande do Sul teve a maior quantidade de casos reconhecidos pela Defesa Civil Nacional (758). Naquele ano, vários municípios gaúchos enfrentaram secas, chuvas e inundações.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

Da Reportagem/RM
Edição – Rodrigo Bittar
Com informações da Agência Senado



Link da fonte aqui!