Categories: Notícias

Entenda a diferença entre os exames para detectar a dengue


“Após três dias de dor de cabeça, febre e dor no corpo. Fui ao hospital. Fiz o exame. Fui diagnósticada com dengue. Fiquei com cinco dias de atestado. Repousando. Tomando muita água. E tomando os medicamentos para dores no corpo. Mas a fraqueza é muita. Você tem muita fraqueza. Você não consegue se alimentar bem. E hoje eu uso replente para me proteger porque na minha família, todos nós tivemos dengue”. Essa é a voz da Lia Vidal, de 46 anos. Ela trabalha como babá, mora em Girassol, distrito da cidade de Cocalzinho de Goiás, e pegou dengue junto com o marido e as duas filhas. 

Lia faz parte dos brasileiros que buscaram atendimento médico com sintomas de dengue. 

Alguns testes estão disponíveis para confirmar a doença.

O exame antígeno NS1 tem como alvo uma proteína específica do vírus. Tem de ser realizado até o 5º dia do começo dos sintomas.  

O teste de PCR, que permite identificar a presença do vírus mesmo em estágios muito iniciais da infecção, pode ser feito até o 5º dia.

O teste de sorologia serve para detecção dos anticorpos IgM e IgG no sangue. Deve ser feito a partir do 6º dia do início dos sintomas. É útil para saber se o paciente já teve dengue no passado.

Um dos coordenadores do Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio da Fonseca, dá detalhes sobre os dois grupos de testes, os rápidos e os sorológicos. “Os chamados de testes rápidos estão disponíveis tanto nos laboratórios públicos ou privados, como nas redes de farmácias. A pessoa pode chegar e fazer o auto teste. Esse teste detecta uma infecção que está em andamento, ou seja, a pessoa está infectada. Ele deve ser feito nos primeiros sete dias de sintomas”. 

O coordenador Flávio da Fonseca alerta sobre o resultado falso negativo. “Quando já passou esse tempo e a pessoa ainda apresenta sintomas, mas já passou sete dias, esse teste começa a dar falso negativo. Então é necessário que a pessoa faça o teste de laboratório que detecta a presença de anticorpos. Esse teste deve ser feito a partir do 10º dia de sintomas e ele detecta a presença de anticorpos que a gente gera contra o vírus. A pessoa pode ainda estar infectada ou não, pode ser indicativo apenas de infecção recente. Esse teste não é realizado em farmácias. Ele é realizado só em laboratórios e a pedido do médico”. 

Dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) mostram que o carnaval de 2024 teve 114% mais pessoas com dengue do que no mesmo período em 2023.

*Com produção de Dayana Vitor



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Comissão aprova política para incentivar atividades físicas de pessoas idosas – Notícias

25/04/2025 - 15:07   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Julio Cesar Ribeiro fez mudanças no texto…

57 minutos ago

Prefeitura apoia realização do ‘Nokia Day’, evento gratuito com palestras sobre inovação

Inscrições abertas Prefeitura apoia realização do ‘Nokia Day’, evento gratuito com palestras sobre inovação …

1 hora ago

regras para transporte aéreo de cães e gatos — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) novas regras para o transporte aéreo seguro…

1 hora ago

Comissão aprova projeto que prorroga dedução do IR para doações a programas de saúde – Notícias

25/04/2025 - 14:02   Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Jorge Solla recomendou aprovar a proposta A…

2 horas ago

Prefeitura celebra sucesso do Serviço Municipal de Cirurgia Bariátrica no Hospital Santa Isabel

Com uma programação especial, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou, nesta sexta-feira (25), o…

2 horas ago

Sabadinho Bom apresenta grupo Samba na Praça neste final de semana

O Sabadinho Bom deste final de semana será comandado pelo grupo ‘Samba na Praça’, que…

3 horas ago