Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Membros do G20 tributam mais o consumo que a riqueza, aponta Oxfam

Membros do G20 tributam mais o consumo que a riqueza, aponta Oxfam


Nos países do G20, a parcela da população 1% mais rica aumentou seus rendimentos em 45% desde os anos 1980. Somente em 2022, esse grupo teve ganhos superiores a 18 trilhões de dólares, valor superior ao PIB da China. Os dados são da Oxfam, organização que busca soluções para a pobreza e a desigualdade. Apesar disso, a pesquisa divulgada nesta segunda-feira mostra ainda que os membros do G20, grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana, arrecadam quatro vezes mais impostos sobre consumo do que sobre riqueza.

No Brasil, França, Reino Unido, Itália e Estados Unidos, os super-ricos pagam uma taxa efetiva de impostos mais baixa do que o trabalhador médio. Quatro dos cinco maiores bilionários do mundo vivem em países do G20. A gerente de Programas e Incidência da Oxfam Brasil, Maitê Gauto, considera que a tributação sobre a riqueza é uma medida que pode corrigir essas distorções e reduzir desigualdades. 

O Brasil, que atualmente ocupa a presidência do G20 e sedia em novembro a próxima reunião de cúpula do grupo, pretende propor o primeiro acordo global sobre a taxação dos super-ricos para reduzir a desigualdade global.

Esta semana está sendo realizada em São Paulo a reunião de Ministros de Finanças e presidentes de Banco Central dos países membros.

A Oxfam ressalta ainda que a taxação da riqueza tem grande apoio popular, até mesmo entre as pessoas que seriam tributadas. Uma pesquisa recente revelou que cerca de 75% dos milionários dos países do G20 apoiam a medida.

E em setembro de 2023, quase 300 economistas e políticos, incluindo 18 ex-chefes de Estado, pediram ao G20 que fosse aprovada uma tributação sobre a extrema riqueza

 



Link da fonte aqui!

Portal de Notícias da Paraíba, Nordeste e Brasil
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.