28/02/2024 – 11:37
Divulgação
Marcos Tavares: objetivo é não gerar incômodo a estudantes com autismo
O Projeto de Lei 3602/23 obriga escolas de todo o País a substituírem os sinais sonoros usados para indicar o início ou fim das aulas por sinais musicais ou visuais adequados aos alunos com autismo. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.
De acordo com o texto, a música deverá ser suave, agradável e ter volume que não cause incômodos sensoriais aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os estabelecimentos de ensino terão 90 dias, após a publicação da nova lei, para se adequar a medida.
Penalidades
O texto prevê multa de R$ 500 para as escolas privadas que descumprirem a exigência. A partir do segundo dia de descumprimento, o valor passará a ser de R$ 1 mil por dia de atraso. Após 30 dias, a escola poderá ter o alvará de funcionamento suspenso.
Em instituições públicas, o descumprimento da medida implicará em abertura de procedimento de administrativo disciplinar (PAD).
O deputado Marcos Tavares (PDT-RJ), autor do projeto, destaca que a hipersensibilidade a estímulos do ambiente é um dos critérios usados para diagnosticar o TEA. “Um latido de cachorro ou uma buzina de caminhão podem ser suficientes para causar pânico em crianças dentro desse espectro”, disse. “Essa mudança simples tem o objetivo de não gerar mais nenhum incômodo e sofrimento a esse grupo de estudantes”, acrescentou.
Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Rodrigo Bittar
A programação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para este sábado (14) envolve apresentações…
Operações miram contra suspeitos de assassinatos e tráfico na Grande JP Posted on13 de dezembro…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa constatou redução no…
Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da…
Um homem foi flagrado arrastando um cachorro amarrado a uma corda, preso à traseira de…
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma crise de comunicação…