O consumo das famílias brasileiras, em janeiro deste ano, aumentou 1,21% na comparação com o mesmo mês de 2023. E o crescimento das vendas nos supermercados em todo o ano passado foi superior a 3%, o que surpreendeu positivamente o setor, que projetava alta de 2,5%, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan.
“Foi um consumo bastante positivo. E a gente registrou um crescimento de 3,09% no ano. Bem acima das projeções que nós fizemos de 2,5%”, comemora Milan.
O dirigente aponta alguns fatores do cenário econômico que ajudaram no consumo das famílias em janeiro: “Pagamento R$ 14,48 bilhões de Bolsa Família. Cerca de um bilhão a mais no mesmo período do ano anterior. Tivemos um reajuste de 6,97% no salário mínimo, o que representa um aumento de R$ 92,00”, lembra o dirigente.
Márcio Milan ressalta ainda a queda nos índices de desemprego, o que também refletiu no aumento do consumo da população no primeiro mês deste ano.
A Abras prevê que o consumo das famílias tem espaço para crescer ainda mais a partir da reforma tributária, que pode trazer redução de impostos sobre alguns produtos considerados básicos pelo setor de supermercados.
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