Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Hospital Municipal Santa Isabel recebe novos médicos residentes

Hospital Municipal Santa Isabel recebe novos médicos residentes


Disponibilizando assistência especializada aos usuários da Rede Municipal de Saúde e com vocação em formar excelentes profissionais, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) se consolida cada vez mais como hospital- escola. Nesta sexta-feira (1º), a unidade hospitalar recepcionou um novo grupo de médicos residentes para 2024, na especialidade de cirurgia geral. O grupo, formado por cinco profissionais aprovados em processo seletivo, vai passar três anos atuando no hospital.  

Segundo o cirurgião geral Marcelo Rique, que coordena a residência da especialidade no HMSI, ter residências médicas na unidade hospitalar é um benefício inestimável tanto para a instituição como para residentes e pacientes.  

“A residência melhora a assistência à população e é um programa fundamental para todos os envolvidos, tanto para os médicos residentes, médicos preceptores e a população. Todo hospital que tem residência aumenta muito o nível de qualidade, da assistência, do serviço prestado aos pacientes. O hospital tem mais profissionais trabalhando, médicos em aprendizagem. É muito bom para a população”, destacou Marcelo Rique.  

No Hospital Santa Isabel, o grupo vai atuar em enfermarias, ambulatórios e cirurgias, sendo acompanhado, durante toda a residência, pelos médicos plantonistas do dia, preceptores da área. “Todo médico do HMSI, todo corpo clínico vira preceptor do residente”, explica o coordenador.  

Aprendizado na prática – A Residência Médica é um programa de aprendizado na prática, com aulas teóricas também. É a parte onde mais o médico aprende, segundo o cirurgião Marcelo Rique. “São médicos que estão na residência, onde você está formando especialista. Depois de três anos, eles adquirem o título de especialista”, diz. No caso dos residentes recepcionados hoje, ao fim do período de três anos, eles vão virar cirurgiões gerais.



Link da fonte aqui!