Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto obriga academias de ginástica a colocar instruções em braile nos equipamentos – Notícias

Projeto obriga academias de ginástica a colocar instruções em braile nos equipamentos – Notícias


05/03/2024 – 10:59  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Galdino: medida irá estimular a independência e a autonomia destas pessoas nas academias

O Projeto de Lei 365/24 obriga academias de ginástica a fornecer informações gerais e instruções sobre o uso de equipamentos em braile – sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Segundo o texto, o objetivo é permitir que pessoas com deficiência visual sejam capazes de acessar todos os ambientes e de usar qualquer aparelho de ginástica.

O descumprimento da medida, sujeitará a empresa às penas previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multa, suspensão e interdição total.

O texto prevê que as medidas passarão a valer 180 dias após a publicação da nova lei.

Inclusão
“O objetivo do projeto é promover a inclusão e a acessibilidade de pessoas com deficiência visual nas academias”, explica o autor da proposta, deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB).

“Tornar obrigatório instruções e informações escritas em braile nos aparelhos é fundamental para estimular a independência e a autonomia de pessoas com deficiência visual nas academias”, destaca o deputado.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Esporte; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcia Becker



Link da fonte aqui!