Idealizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), a Feira Móvel do Produtor já ajudou a transformar a vida de muitos empreendedores nos últimos três anos, principalmente das mulheres. Além de gerar renda e aquecer a economia local, a iniciativa também tem despertado o espírito empreendedor nas novas gerações.
É assim que tem sido na vida da universitária Carol Medeiros, de 18 anos. Ela começou a empreender desde pequena, vendendo artesanato feito com miçangas aos colegas da escola. Cadastrada na Feira Móvel do Produtor, Carol disse que o apoio que recebe da Prefeitura de João Pessoa tem sido fundamental para alavancar as vendas e ampliar o seu público alvo.
“Eu sempre tive o espírito de empreendedora e adorava vender as peças que fazia. Hoje, com o dinheiro das vendas consigo ajudar nas despesas dos meus estudos, adquirir material e ter minhas próprias conquistas”, revelou.
A jovem empreendedora disse ainda que graças à Sedurb várias pessoas, assim como ela, conseguiram um espaço organizado para poder empreender e entrar de vez no mercado de trabalho. “Esse apoio tem sido muito importante para todas nós, pois nos estimula para que continuemos empreendendo e orientando para ampliar nossos negócios”, contou.
Exemplo de superação – Já Márcia Machado tem 43 anos, dos quais cinco empreendendo no ramo de plantas. Ela é mãe solo e graças à atividade consegue pagar a mensalidade da faculdade de Ciências da Computação do filho de 19 anos, além das despesas de casa.
Ela é uma das pioneiras da Feira Móvel do Produtor e conta com entusiasmo como viu a expansão do projeto, que surgiu como única fonte de renda para muitas comerciantes em plena pandemia. “A Feira Móvel me deu uma visibilidade muito maior, sem dúvidas, e tem me ajudado com as despesas de casa, inclusive a pagar a faculdade do meu filho”, comentou.
“O meu negócio é o meu chão” – A laceira Maria do Carmo, de 56 anos, é mais um exemplo de sucesso da Feira Móvel. Enfermeira de formação, ela está há oito anos fora de sua área de trabalho. A atividade de fabricar laços surgiu da ideia de ajudar na arrecadação de fundos para um brechó da igreja que frequenta, isso há 5 anos. O negócio deu tão certo que ela foi estimulada a fazer laços e tiaras sob encomenda, e de lá pra cá não parou mais. Tanto é que atualmente até transformou um cômodo da residência em que mora, no bairro Mangabeira II, em seu ateliê.
“Hoje digo com orgulho que o meu ateliê é meu chão, meu norte, além de ocupar a minha mente. É com esse dinheiro que ganho que estou investindo em minha área, com cursos de especialização”, afirmou. Maria do Carmo também destacou a importância de eventos como o Natal dos Sentimentos para impulsionar as vendas. Segundo ela, em dezembro, o movimento foi muito bom e lhe proporcionou um faturamento recorde suficiente para saldar as despesas até o mês de fevereiro.
Feira Móvel – O secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro, explicou que a Feira Móvel surgiu em junho de 2021 como um projeto e uma grande alternativa para quem empreende em João Pessoa, já que, à época, a pandemia da Covid-19 afetou significativamente a economia mundial, aumentando o desemprego e a desigualdade.
O gestor lembra que muitos comerciantes se redescobriram na iniciativa e puderam voltar ou se firmar no mercado de trabalho. “A Feira Móvel foi uma iniciativa fantástica, que hoje está totalmente incorporada à cidade de João Pessoa e por onde passa é sucesso de público e vendas”, disse.
De acordo com dados da Sedurb, só durante a edição 2023 do Natal dos Sentimentos, a Feira Móvel conseguiu movimentar R$ 284 mil em vendas. A intenção, segundo o secretário Fábio Carneiro, é fortalecer o projeto ainda mais este ano para que outras pessoas também sejam beneficiadas.
Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da…
Um homem foi flagrado arrastando um cachorro amarrado a uma corda, preso à traseira de…
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma crise de comunicação…
Os shoppings Manaíra e Mangabeira, em João Pessoa, vão operar em horários especiais durante o…
Um crime abalou a cidade de Massaranduba, no interior da Paraíba, nesta quinta-feira (12). A jovem Dayane…
Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da…