Em almoço com ministras, servidoras públicas e o Presidente Lula, no Dia Internacional das Mulheres, nesta sexta-feira (8), a ministra da pasta, Cida Gonçalves, disse que as políticas públicas devem priorizar as mulheres. Segundo ela, são as que mais estão expostas à pobreza.
“É par elas, pra maioria das mulheres que passam fome. Dos 33 milhões de pessoas que passam fome, 80% são mulheres. Dessas, 67% são negras, quase 60% são mães solo. Este 8 de março é pra gente trazer o espírito das mulheres que se empreendem, que lutam, que conquistam, que vão pra rua, estão em cargos de chefia ou estão trabalhando. Mas também sabemos que nós temos muita coisa pra fazer. A desigualdade… nós temos uma série de elementos pra vencer”, afirmou Cida.
O almoço ocorreu em um restaurante na área central de Brasília. Acompanhado da esposa Janja da Silva, o presidente Lula destacou que não basta estar na Constituição o direito à igualdade. Segundo ele, é preciso convencer as pessoas sobre as vantagens de serem civilizadas e de se respeitarem. Também destacou que as mulheres não devem se contentar com o que já foi conquistado, e exigir mais.
Segundo o presidente, as mulheres passaram a ocupar o mercado de trabalho, e os homens precisam dividir e participar das tarefas domésticas.
“Mesmo que, pela lei seja tudo igual, no dia a dia as mulheres já aprenderam a sair pro mundo, a trabalhar, já foram pro mercado de trabalho, mas nós, homens, não aprendemos ir lavar a roupa, cuidar das crianças. Então, a gente ainda não compartilha aquilo que diz respeito ao nosso companheirismo, com nossas companheiras”.
O presidente também disse que a conquista das mulheres é mais recente ainda que a democracia brasileira, que foi ameaçada no ano passado.
“Nós estamos vivendo, agora, o período mais longevo de democracia contínua. Mesmo assim, ainda no dia 8 de janeiro do ano passado, alguns malandros queriam dar um golpe aqui e não deixar que acontecesse o resultado das eleições. Então, vocês percebem que as nossas conquistas democráticas são muito recentes e as conquistas das mulheres são mais recentes ainda”.
Quando começou o terceiro mandato como presidente, o governo do presidente Lula tinha 37 ministérios, sendo 11 comandados por mulheres. Atualmente, o governo federal tem 38 pastas e 9 ministras.
Mercado de trabalho Sine-JP oferece 558 vagas de emprego, com destaque para a função de…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), coloca à…
O levantamento das condições de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente…
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) preparou um esquema de trânsito…
Mãe e filha caem de mirante em prédio no Altiplano, em João Pessoa; polícia investiga…
A ex-BBB Juliette Freire respondeu às brincadeiras sobre João Pessoa estar entre os destinos em alta para…