Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Rio de Janeiro terá memorial às vítimas de covid-19

Rio de Janeiro terá memorial às vítimas de covid-19


O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (11) a criação de um memorial às vítimas de covid-19, que matou mais de 700 mil brasileiros. O local escolhido, de acordo com a ministra da saúde, Nísia Trindade, é o centro cultural do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. 

O objetivo do projeto é provocar a reflexão sobre a importância do conhecimento e da ciência atreladas a uma política de bem-estar social e de combate às desigualdades.

Durante o anúncio do memorial, a ministra ressaltou que, apesar da doença ter sido superada como emergência sanitária, ainda continua sendo um problema de saúde pública.

O memorial deve abrigar, em suas instalações, uma exposição de longa duração que relate episódios marcantes da pandemia, desde as primeiras notícias ao lockdown, os estudos científicos para o conhecimento do vírus e as mortes, mas também os momentos de êxito, como a produção das primeiras vacinas e ações de solidariedade. 

O anúncio foi feito durante abertura do Seminário para Concepção e Criação do Memorial da Pandemia da Covid-19, que acontece nesta segunda e terça-feira no Palácio Itamaraty, em Brasília, exatamente quatro anos após o decreto de estado de pandemia em relação ao coronavírus pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.

O objetivo do seminário é promover um debate entre especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas, que atuaram no combate ao negacionismo e às fake news durante a pandemia. Entre os participantes estão o médico Drauzio Varella e a antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, recém eleita nova imortal da Academia Brasileira de Letras.



Link da fonte aqui!