O Rio Acre saiu da cota de inundação na capital Rio Branco, após 18 dias. O nível das águas chegou a 13,8 m, nessa segunda-feira (11), com tendência de redução. São quatro metros abaixo da marca histórica registrada na capital acreana, semana passada. Os dados são do Serviço Geológico do Brasil.
A cheia foi provocada pelas fortes chuvas que inundaram várias cidades da região.
Mas, seguindo o curso do Rio Acre, mais ao norte, entrando no Estado do Amazonas, a situação ainda é crítica. A Prefeitura de Boca do Acre, cidade com 34 mil habitantes, mantém esforços para realizar visitas às pessoas afetadas pelas cheias dos rios Acre e Purus.
Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver pessoas ocupando as ruas do município que está debaixo d’água.
Para auxiliar as pessoas atingidas pela enchente, foram distribuídas cestas básicas e água potável, conforme explica o prefeito de Boca do Acre, Zeca Cruz.
“A gente sabe que a demanda é muito grande no município, muitos lugares afetados, mas a gente tá tendo um planejamento de atender aqueles locais que foram primeiro atingidos. E a gente segue com essa equipe. Nesse momento a equipe de água está no município, nos lugares afetados fazendo a entrega. Nós passamos de 40 mil para 80 mil litros de água potável”, detalha.
Já em Belém, capital do Pará, as águas também subiram; mas, por causa da maré.
Na madrugada desta terça-feira (12), as águas chegaram a 3,7 metros acima do nível dos rios. A Defesa Civil municipal alertou a população para os horários de ocorrência de maré alta nesta semana. A ideia é prevenir transtornos ocasionados pelo fenômeno natural.
Segundo a Marinha, a maré alta deve se repetir, duas vezes ao dia, de madrugada e pela tarde. A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem sair se o horário da maré alta coincidir com chuvas intensas, típicas do período.
A previsão do tempo para Belém, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é de pancadas e trovoadas isoladas até quarta-feira.
Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da…
Um homem foi flagrado arrastando um cachorro amarrado a uma corda, preso à traseira de…
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta uma crise de comunicação…
Os shoppings Manaíra e Mangabeira, em João Pessoa, vão operar em horários especiais durante o…
Um crime abalou a cidade de Massaranduba, no interior da Paraíba, nesta quinta-feira (12). A jovem Dayane…
Dois homens são assassinados na zona rural do município de Caaporã, no Litoral Sul da…