Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

João Pessoa sedia caminhada solidária para alertar sobre a prevenção do câncer de intestino

João Pessoa sedia caminhada solidária para alertar sobre a prevenção do câncer de intestino


A capital paraibana sedia, neste domingo (17), com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, a ‘Caminhada Solidária’, que tem como objetivo conscientizar a população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer colorretal, conhecido como câncer do intestino. A caminhada será realizada a partir das 7h, com concentração no Busto de Tamandaré, de onde será dada a largada.  

Além de conscientizar e alertar a população sobre a doença, a caminhada também vai arrecadar alimentos, que serão doados para o Instituto Solidariedade. Quem levar um quilo de alimento vai ganhar uma camiseta. As camisetas foram doadas pela Endovídeo-JP, parceira do evento.  

A caminhada faz parte da Campanha Nacional de Conscientização sobre o Câncer Colorretal (CCR) – Março Azul, que incentiva ações para conscientização do câncer colorretal, com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI), por intermédio do Serviço de Coloproctologia da unidade.  

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de intestino é o segundo tipo mais incidente no país, tanto entre os homens quanto em mulheres, atrás do câncer de próstata e de mama feminina, respectivamente. Segundo o Inca, em cada ano do triênio 2023-2025 serão diagnosticados cerca de 46 mil casos novos de câncer colorretal, correspondendo a cerca de 10% do total de tumores diagnosticados no Brasil (excluindo-se o câncer de pele não melanoma).  

Entretanto, apesar da alta incidência, ressalta a médica coloproctologista Shirlane Frutuoso Maleiros, que coordena a Residência Médica do Serviço de Coloproctologia do Hospital Municipal Santa Isabel, a doença é passível de prevenção.  

“O Câncer Colorretal é um crescente problema de saúde pública, com velocidade assombrosa de aumento de incidência em todas as regiões do Brasil. Mas é importante ressaltar que é uma doença passível de prevenção”, destacou Shirlane Frutuoso, chamando a atenção para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da doença.  



Link da fonte aqui!