Deputado Túlio Gadêlha é eleito presidente da Comissão Mista sobre Migrações – Notícias


19/03/2024 – 20:25  

Gerdan Wesley / Câmara dos Deputados

Túlio Gadêlha destacou a importância de pensar políticas públicas para imigrantes

A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) foi instalada nesta terça-feira (19). Por acordo, a comissão elegeu o deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) para presidente e o senador Paulo Paim (PT-RS) para 1º vice. Com base no ato que regula a comissão, a presidência do colegiado deve ser exercida de forma alternada entre os parlamentares do Senado e da Câmara. Em 2023, a CMMIR foi presidida pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). Agora, ela vai atuar como relatora da comissão.

Para Túlio Gadêlha, a comissão tem mostrado a importância de superar ideologias para que o cuidado com os imigrantes seja viabilizado. O presidente disse que há muito a avançar e destacou a importância de pensar em políticas públicas para imigrantes adaptadas às realidades de cada estado.

“Que os brasileiros continuem acolhendo bem os imigrantes, mas que também o poder público receba bem aqueles que chegam buscando refúgio no nosso país”, pediu o deputado, que foi relator da comissão em 2023.

Já o senador Paulo Paim destacou que, no ano passado, o Brasil registrou 65 mil pessoas reconhecidas como refugiadas. Venezuelanos e cubanos estão entre os que mais buscam refúgio no Brasil. Segundo Paim, a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) estima que em 2024 o mundo vai registrar 130 milhões de pessoas refugiadas. Ele ainda destacou que a comissão tem, entre outros objetivos, fiscalizar os direitos dos refugiados que chegam ao Brasil.

A deputada Reginete Bispo (PT-RS) lamentou que a fome tenha se tornado uma arma de guerra, forçando a migração de famílias e povos.

Já a deputada Carol Dartora (PT-PR), que no ano passado foi vice-presidente da CMMIR, disse que a comissão terá o desafio de trabalhar pela efetivação de políticas públicas em favor dos refugiados. “Migrar é um direito humano. Com exceção dos indígenas, aqui no Brasil somos todos migrantes”, afirmou.

CMMIR
A CMMIR foi criada em 2019 para acompanhar movimentos migratórios nas fronteiras do Brasil e a situação dos refugiados internacionais dentro do País.

A composição do colegiado é de 12 senadores e 12 deputados federais como membros titulares e mesmo número de suplentes, escolhidos pelo critério da proporcionalidade partidária.

Da Redação
Com informações da Agência Senado



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Tardezinha Inclusiva comemora três anos com tema ‘Natal da União’

A Tardezinha Inclusiva, um dos braços do projeto Somos Capazes, completa três anos e comemora…

1 hora ago

Janja sonda Felipe Neto para SECOM de Lula

A recente internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expôs um embate nos…

1 hora ago

Luiz Fux ironiza Elon Musk e defende maior responsabilização de Redes Sociais no STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez comentários irônicos sobre o bilionário…

3 horas ago

Prefeitura de João Pessoa beneficiou mais de 8.700 pessoas com os serviços da Caravana do Cuidar

A Caravana do Cuidar desta sexta-feira (13) foi realizada no bairro Paratibe e encerrou o…

3 horas ago

Quase 100 cidades da Paraíba estão em situação de emergência por causa da seca

A Paraíba tem 97 cidades em situação de emergência por causa da seca. De acordo…

3 horas ago

João entrega Hospital, autoriza ampliação de serviços e fortalece regionalização da Saúde na Paraíba

O governador João Azevêdo esteve, na manhã desta sexta-feira (13), em Pocinhos, ocasião em que…

4 horas ago