O outono, que começa a partir da meia noite desta quarta-feira (20), deve trazer menos chuva e temperaturas mais elevadas que o esperado para quase todo o país, segundo previsão do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia.
No entanto, nesta primeira semana de outono, uma frente fria vinda do sul do país deve derrubar as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. As temperaturas poderão atingir 10°C na sexta-feira em algumas cidades do sul do país. Há também previsão de fortes chuvas na região Norte, onde a precipitação poderá atingir 100 mm e em partes das regiões Sul e Sudeste, onde haverá áreas que poderão atingir 80 mm.
Para o trimestre, são esperadas chuvas abaixo da média em quase todas as regiões, destacando Norte e o litoral do Nordeste. Somente na região Sul há previsão de chuvas acima da média. Em geral, a temperatura no país deve ficar acima do esperado neste outono.
O meteorologista do Inmet Olivio Bahia explicou quais fatores vão fazer com que boa parte do país tenha temperaturas mais altas que a média histórica nesta estação.
Olivio Bahia também explicou qual o efeito dos fenômenos El Nino e La Nina.
Relembrando, o El Nino é o fenômeno de aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, e a La Nina é o fenômeno em que acontece o contrário, em que as águas do Oceano Pacífico sofrem resfriamento anormal.