Emlur faz ação educativa sobre cuidados odontológicos com servidores


Esta quarta-feira (20) é o Dia Mundial da Saúde Bucal, e na Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) o atendimento odontológico para os servidores e familiares de primeiro grau é durante todo o ano. Para marcar a data, a Divisão de Medicina do Trabalho e Segurança realizou uma ação educativa sobre a higiene oral e a importância das consultas odontológicas.  

De acordo com a chefe da Divisão de Medicina do Trabalho, Marianna Miranda, a atividade contou com dicas de escovação, uso de fio dental e enxaguante bucal, e distribuição de panfletos informativos e de escovas de dente. “Demos orientações sobre higiene bucal, e a dentista do setor, Letícia Ventura, demonstrou a escovação com o uso de um macromodelo”, afirmou. O setor também conta com o trabalho do odontólogo Frank Abrantes.  

A servidora Mônica Amorim aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. “O processo de escovação tem de ser lento. E, para mim, que uso prótese, é necessário usar sabão neutro em vez de creme dental. Quanto ao enxaguante bucal, aprendi que o uso diário não é indicado”, relatou.  

Segundo o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, por meio da Divisão de Medicina do Trabalho, a Autarquia cuida da saúde dos servidores no local de trabalho. “Queremos garantir que todos tenham uma adequada higiene oral a fim de prevenir problemas dentários. Também disponibilizamos atendimento médico, de enfermagem, nutricional e psicológico, na Emlur”, comentou.  

Prevenção – Marianna Miranda destacou que a oferta dos serviços odontológicos é de suma importância para todos os servidores para diminuir o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. “É fundamental termos um controle periódico de visitas ao dentista em caráter preventivo”, opinou.  

A servidora Isabela Pereira, que trabalha na Divisão de Nutrição da Emlur, faz o acompanhamento periódico com a equipe de odontologia, e trouxe o filho, Vitor Clécio, de nove anos para uma consulta. “O dentista vai avaliar se será necessário fazer uma extração”, contou. Vitor Clécio disse não estar nervoso com o atendimento e que está com os hábitos de higiene oral em dia.  

De acordo com a chefe da Divisão de Medicina do Trabalho, o atendimento odontológico na Emlur é realizado durante toda a semana. “São realizadas extrações dentárias simples, restaurações, periodontia (raspagem) e profilaxia (limpeza). Além disso, fazemos encaminhamento para os centros de especialidades odontológicas da Prefeitura de João Pessoa”, exemplificou.    



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Cursos oferecidos pela Sedes são oportunidade de emprego e melhoria do conhecimento

Eletricista e pintor Cursos oferecidos pela Sedes são oportunidade de emprego e melhoria do conhecimento…

1 hora ago

Concurso da Polícia Federal tem edital divulgado com 192 vagas e salários de até R$ 11 mil

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta sexta-feira (25), o edital de um novo concurso público…

11 horas ago

Conta de luz fica mais cara em maio após Aneel acionar bandeira amarela

A conta de energia elétrica vai ficar mais cara em maio com a aplicação da…

11 horas ago

Proposta de lei que estabelece “CarnavAU Pet” em João Pessoa provoca risos no plenário e é rejeitada pela CMJP

Proposta de lei que estabelece “CarnavAU Pet” em João Pessoa provoca risos no plenário e é…

11 horas ago

Juíza eleitoral cassa mandato do prefeito e da vice de São José de Caiana (PB)

A juíza Hyanara Torres Tavares de Queiroz, 33ª Zona Eleitoral de Itaporanga, cassou os diplomas do prefeito…

11 horas ago

Caravana do Cuidar em Paratibe registra mais de 600 atendimentos em ação nesta sexta-feira

A Prefeitura de João Pessoa realizou, nesta sexta-feira (25), mais uma edição da Caravana do…

13 horas ago