Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Instituto Cândida Vargas, da Prefeitura de João Pessoa, zera fila de laqueaduras

Instituto Cândida Vargas, da Prefeitura de João Pessoa, zera fila de laqueaduras


O Instituto Cândida Vargas (ICV), vinculado à Prefeitura de João Pessoa, alcançou um marco expressivo ao zerar a fila de espera para procedimentos de laqueaduras na cidade. Anteriormente, o tempo médio de espera era de aproximadamente um ano. No entanto, com uma reestruturação organizacional e a implementação do programa ‘Opera Mais’, esse prazo foi reduzido para apenas 60 dias. De janeiro até a última segunda-feira (18), foram realizadas 124 cirurgias no ICV.  

Desde o lançamento do programa no dia 25 de janeiro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado incansavelmente para agilizar os processos e proporcionar um acesso mais rápido e eficiente aos serviços de saúde para as mulheres da região. Como resultado desse esforço concentrado, em pouco mais de 30 dias após o lançamento, a fila de espera foi totalmente eliminada.  

O secretário de saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, afirmou que esse avanço é fruto do trabalho oferecido pelo ICV. “É com muita alegria que a gente passa para a população de João Pessoa que o Instituto Cândida Vargas zerou a fila de mulheres que precisavam e queriam fazer uma laqueadura. Nós zeramos as pessoas que estavam cadastradas e continuamos com o serviço de portas abertas para toda e qualquer mulher que, no seu planejamento de vida e familiar, deseja fazer uma laqueadura de trompas e agora pode fazer prontamente”, destacou.  

“Essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de João Pessoa e do Instituto Cândida Vargas em garantir o acesso igualitário aos serviços de saúde reprodutiva, promovendo o bem-estar e a autonomia das mulheres em suas escolhas reprodutivas”, frisou o diretor-geral do ICV, Quintino Régis.  

Janaina Carvalho, moradora de João Pessoa e que foi usuária do serviço, informou que agora está recomendando para as amigas a cirurgia na maternidade. “O Instituto Cândida Vargas, onde a minha cirurgia foi realizada, possui uma equipe extremamente atenciosa. Tanto a equipe técnica quanto os médicos foram muito profissionais e cuidadosos. Destaco especialmente o atendimento humanizado demonstrado pela equipe de enfermagem. Estou recomendando a todas as minhas amigas”, disse.  

Como solicitar – Para as mulheres interessadas em realizar o procedimento de laqueadura, o processo agora é mais simples e ágil. Basta procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa, onde serão verificados se atendem aos critérios estabelecidos pela nova legislação. Em seguida, elas serão encaminhadas para a maternidade para a abertura do protocolo e o agendamento da cirurgia.  

O procedimento – Ligadura tubária ou laqueadura é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. A ligadura das trompas é um método contraceptivo definitivo, portanto, a mulher deve analisar outras formas de evitar a gravidez antes da cirurgia.  



Link da fonte aqui!