Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Funjope apoia caminhada no Dia Internacional da Síndrome de Down

Funjope apoia caminhada no Dia Internacional da Síndrome de Down


A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) está apoiando a Caminhada T21, que acontece nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down. Este ano, o evento traz o tema ‘Chega de estereótipos! Diga não ao capacitismo!’ e será realizado no Busto de Tamandaré, Tambaú. A concentração tem início às 16h e a saída às 17h.  

“A Funjope e a Prefeitura de João Pessoa não poderiam deixar de acolher este projeto das famílias e suas crianças com Síndrome de Down. Hoje é um dia especial para elas. Com essa caminhada, nós temos garantido uma certa visibilidade para a questão dessas crianças e desses adultos. Eles têm capacidades e potencialidades para o trabalho, para as artes, para a cultura e várias outras atividades profissionais”, pontua o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.  

Ele observa que a Fundação participa desse projeto por meio de todo esse estímulo que o prefeito Cícero Lucena dá no sentido de promover a inclusão social. “O prefeito já tem um trabalho de acolhimento e cuidado social em várias áreas, na educação, na saúde, nos direitos humanos, na Secretaria de Desenvolvimento Social. A Funjope participa dessas atividades como forma de integração e de envolvimento para com as crianças com Down e suas famílias”, acrescenta.  

A caminhada conta com diversos parceiros, entre eles, a Associação Paraibana de Autismo, Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Instituto dos Cegos da Paraíba, ACSocial, AME Down, Instituto Primeiro Olhar, Anima, Amor T21, Turma Tá Blz.  

“É uma congregação de mãos para realizar a caminhada que acontece há mais de 15 anos. O objetivo é dar visibilidade às pessoas T21, chamar a atenção da sociedade de que eles têm potencialidade para fazer muitas atividades da vida social, educacional, profissional e precisam ter oportunidades. Queremos dar visibilidade à causa, às pessoas com Síndrome de Down com suas diferenças”, afirma Edineide Jezine, uma das organizadoras do evento, mãe de João Pedro, de 19 anos, que é T21. Ela também é membro da ONG Incluir e da Associação AME Down.  

Programação – Para animar a caminhada, haverá palhaços, pipoca, pula-pula, atividades diversificadas para crianças pequenas. A caminhada segue até a Gameleira seguindo junto com um trio puxado pela banda Cheiro de Pagode.  

“Agradecemos o apoio da Funjope porque este é um trabalho feito por muitas mãos. Iniciamos com um grupo de pais, fomos agregando e hoje fazemos uma caminhada bem bonita e extensiva. O público que estiver na praia está convidado a participar conosco”, completa Edineide Jezine.            



Link da fonte aqui!