Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de SP pede cancelamento do contrato de concessão da Enel

Prefeitura de SP pede cancelamento do contrato de concessão da Enel


Depois de enfrentar diversos apagões na região central da capital paulista, durante a semana passada, o prefeito Ricardo Nunes enviou um ofício ao diretor-geral da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica. O documento solicita ao presidente do órgão, Sandoval Feitosa Neto, que a fiscalização do contrato de fornecimento de energia elétrica fique com a gestão municipal.

Atualmente, o controle desse tipo de concessão pública é federal, o que, segundo o prefeito, deixa a administração da cidade de mãos atadas quando acontecem casos como os recentes blecautes. O prefeito propõe a assinatura de um convênio ou outro instrumento, para que a fiscalização do contrato mude de mãos.

Em outro ofício o prefeito pede a Bruno Dantas, presidente do TCU, o Tribunal de Contas da União, a rescisão da concessão de energia à distribuidora Enel na capital paulista. Ricardo Nunes solicita também que o município participe da escolha da próxima concessionária. Para que, segundo ele, se evite a repetição dos erros recentes.

Pela legislação, a Enel é submetida às regras da Aneel, que faz a regulação e a fiscalização das concessionárias de energia. Já o TCU fiscaliza a aplicação de recursos federais nos setores da infraestrutura nacional, caso dos de energia elétrica.

Em janeiro deste ano, a prefeitura paulistana já tinha recorrido ao TCU, pedindo mais rigor na fiscalização da distribuidora na capital paulista.



Link da fonte aqui!