Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Velhos Tempos’ encerra Revista de Cinema Paraibano alusivo ao mês das mulheres

‘Velhos Tempos’ encerra Revista de Cinema Paraibano alusivo ao mês das mulheres


Kalyne Almeida assina direção do documentário

Na quarta e última semana do projeto Revista de Cinema Paraibano especial do mês das mulheres, a TV Câmara JP vai exibir o documentário ‘Velhos Tempos’, dirigido pela cineasta Kalyne Almeida. A produção vai ao ar nos dias 27, 28 e 29 de março, sempre a partir das 21h, através dos canais 6.2 (aberto) e 23 da Net (TV a cabo).

‘Velhos Tempos’ é uma ficção produzida em 2016, baseada em uma história verídica que aconteceu na Paraíba. A proposta do ensaio captado em audiovisual é retratar um pouco a violência contra a mulher. A violência pode ser percebida em atos psicológicos ou morais: a retirada de comida de casa, a manutenção do sofrimento da mulher quando o homem está em uma situação de poder.

A obra participou de festivais e mostras como o Cine Bangüê (2020), o IX Curta Taquary – Festival Internacional de Curta Metragem (2016), e o XI Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada – Curta Canoa (2016). O conteúdo ainda saiu vitorioso do prêmio de melhor roteiro e de melhor fotografia no Comunicurtas, em Campina Grande (2017).

Kalyne Almeida é cineasta, professora e fotógrafa. Começou a carreira no cinema como diretora de produção e produtora executiva, e já atuou em mais de vinte projetos audiovisuais. É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estudos na Universidade de Coimbra; e mestre em Literatura pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É docente de graduação e doutoranda em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde estuda vertentes do cinema urgente. Tem seu trabalho autoral voltado, principalmente, para o universo feminino, e atuou como diretora dos filmes de curta-metragem A Ruga (2012), Divas – Vozes Femininas (2012), Velhos Tempos (2016), e Aponta Pra Fé – o curta (2019). A obra ‘Aponta Pra Fé ou Todas as Músicas da Minha Vida’ (2020) foi seu primeiro longa-metragem.

Cinema na TV e Rádio Câmara JP

Criado em 2017, o projeto Revista de Cinema Paraibano da TV Câmara JP foi retomado no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Para celebrar a passagem da data, a emissora escolheu quatro produções de diretoras paraibanas. Os curtas-metragens ‘O que os machos querem’, da diretora Ana Dinniz; ‘Ódo Pupa – Lugar de Resistência’, de Carine Fiúza e ‘Cósmica’ de Ana Bárbara Ramos foram ao ar, respectivamente, na primeira, segunda e terceira semanas de março.

Na semana de exibição de cada obra, a jornalista Edileide Vilaça entrevista na Rádio Câmara FM (88,7 MHz) o servidor da Casa, Lúcio César, responsável pela curadoria das produções, para uma conversa sobre o filme da semana. A entrevista vai ao ar nos sábados, ao meio dia. Elas farão parte do podcast Acervo 88 e estarão disponíveis nas plataformas de streaming Deezer e Spotify.



Link da fonte aqui!