Uma nova vacina para prevenir a bronquiolite em bebês foi liberada no Brasil pela Anvisa. É a Abrysvo, da empresa Pfizer, que combate o vírus sincicial respiratório.
A bronquiolite é uma inflamação dos brônquios que pode afetar com gravidade crianças pequenas e bebês.
O imunizante é indicado para crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade. Mas, a vacina não é aplicada diretamente no bebê, é feita na mãe, no segundo ou terceiro trimestre da gestação.
O vice-presidente de Imunização da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Renato Kfouri, diz que a vacina se junta a outra que oferece anticorpos prontos diretamente para o bebê. As duas com eficiência acima de 80%. “Os dois têm mostrado nos estudos que permitiram o licenciamento de eficácia na prevenção, especialmente das formas graves pelo vírus essencial, muito boa. Acima de 80%”.
Segundo Renato Kfouri, a bronquiolite é uma das principais causas de hospitalização em crianças no primeiro ano de vida e 80% dos casos são causados pelo vírus sincicial respiratório. “Reduzir a carga da doença por VSR significa proteger estas crianças de hospitalização, de visitas aos serviços de emergência, de uso de antibióticos. E mais do que isso, o impacto do VSR muitas vezes se dá e não só na fase aguda, mas a longo prazo. Crianças infectadas precocemente muitas vezes desenvolvem uma sibilância, um chiado recorrente”.
De acordo com a Anvisa, foram observados efeitos colaterais como dor no local da vacinação, dor de cabeça e muscular. As evidências, no entanto, mostraram que os benefícios da vacina são maiores que os riscos.
Réu no Supremo Tribunal Federal (STF) sob a acusação de liderar uma tentativa de golpe…
A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, de 39 anos, deixou na noite desta sexta-feira (28/3)…
A Unidade de Saúde da Família (USF) Verde Vida, localizada no Bairro das Indústrias, promoveu,…
Prazo estendido Pagamento do IPTU e TCR em cota única com desconto vence na próxima…
O pré-natal é essencial para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda…
O bacharel em direito José Itamar de Lima Montenegro Júnior foi condenado, pela segunda vez,…