Legado de José Maranhão é lembrado por amigos, familiares e autoridades na CMJP


Sessão Solene de homenagem póstuma ao ex-governador foi proposta pelo vereador Milanez Neto (PV)

O ex-governador da Paraíba José Targino Maranhão recebeu homenagem póstuma, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta sexta-feira (5).  Familiares, amigos, políticos e autoridades lotaram as galerias da Casa para prestigiar a solenidade, proposta pelo vereador Milanez Neto (PV).

Compuseram a mesa, além do propositor da sessão, o vereador Odon Bezerra (PSB), que secretariou os trabalhos, o vereador Coronel Kelson (PRD); a desembargadora e viúva do homenageado Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão; a vice-presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), desembargadora Maria das Graças; o secretário-chefe do governo do Estado, Roberto Paulino, representando o governador João Azevedo; o deputado federal Ranieri Paulino (Republicanos); o deputado estadual, Anderson Monteiro (MDB); e o presidente da Academia Paraibana de Letras, Ramalho Leite.

Antes de iniciar seu discurso, o vereador Fernando Milanez fez questão de destacar a posição da desembargadora Fátima Maranhão como esposa, companheira e mãe. “Com certeza, ao lado de um grande homem, sempre vem uma grande mulher. Nada mais importante ao falar de Maranhão do que falar da desembargadora Fátima Maranhão”, afirmou.

Para Milanez, o homenageado representa o ‘fazer política’ em sua essência, sempre em prol da população. “Seus ensinamentos estão na memória. O que Maranhão fez com mais vontade na vida foi ser político. Ele foi pai de tantos Joãos e Marias, sempre tomando conta deste povo. Enquanto deputado e senador, lutou e defendeu nossa cidade. Maranhão partiu fazendo o que mais gostava, que era política”, testemunhou Milanez.

O vereador ainda firmou que, enquanto eu estiver na vida pública, sempre irá fazer referência à Maranhão. “Ele sempre será lembrado e seguido em minha vida pública, porque trouxe modernidade ao homem do candeeiro e pá preparada para todas as obras em nosso estado. Foi um homem humilde, simples e destemido, que tem uma história escrita com amor e responsabilidade pela Paraíba. Enquanto exercer mandato, vou lembrar de Wilson Braga, Humberto Lucena, Ronaldo Cunha Lima, Antônio Mariz e José Maranhão. Esses homens nos dão orgulho de dizer que somos políticos e lutamos pela Paraíba”, destacou.

A desembargadora e viúva do homenageado, Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, agradeceu a presença de todos e a iniciativa da homenagem realizada. “Vejo aqui um auditório e mesa somente de amigos de José Maranhão. Cada um contaria uma história”, garantiu. “Não tenho nada a pedir, só agradecer pelo privilégio de ter sido esposa e de continuar a amar José Targino Maranhão”, enfatizou.

O deputado federal Raniery Paulino parabenizou a iniciativa da homenagem, afirmou que defende os postulados ‘maranhenses’ e que sente saudades de José Maranhão. “Sim, tenho muita saudade e sinto muito a ausência de Maranhão como pai, como conselheiro. Para mim, ele era como farol, como norte. Mas, ele pode estar presente no nosso dia a dia, porque ele não é apenas um nome, um substantivo, ele se tornou um adjetivo. Quando uma pessoa é altiva, proba, correta, ela é ‘José Maranhão’. Nós podemos ser o ‘José Maranhão’ do nosso dia a dia”, destacou o deputado, clamando por mais sessões como essa.

O escritor Sales Galdêncio, autor da biografia do homenageado, enfatizou que se Maranhão estivesse vivo estaria fazendo política e vivendo em função do MDB. “Ele cuidava e respirava o MDB. A biografia de Maranhão está inserida na vida e no cotidiano de João Pessoa. Vou tratar aqui de um item de sua biografia, que foi sua preocupação com o patrimônio histórico e a cultura da Paraíba. Ele reformava, reutilizava e reativava os bens tombados”, asseverou. O biógrafo citou diversas obras de restauração realizadas pelo ex-governador, tais como a Igreja de São Bento, o Largo de São Pedro Gonçalves, o Hotel Globo, a Matriz de Araruna, o Teatro de Cajazeiras e o Cine São José, em Campina Grande. “Maranhão continua vivo e na memória do povo paraibano”, afirmou.

O deputado estadual Anderson Monteiro destacou sua emoção em participar de tão “bela  homenagem”. “Uma homenagem que desta nos deixa felizes e orgulhosos por participar dela. Maranhão foi um homem que fazia a boa política e inspirou fortemente inúmeras vidas. Também destaco a altivez e a postura da desembargadora Fátima Bezerra, que cativava nas visitas que fazíamos à sua casa. Maranhão foi um exemplo de vida. Buscou o desenvolvimento, que marcou sua trajetória, sempre com retidão, caráter e austeridade. Ele foi um exemplo de boa política que nos inspira a sermos cada vez melhores”, declarou. 

Vereadores ressaltam importância de José Maranhão

Odon Bezerra destacou que José Maranhão era amado pelos eleitores e amigos, e respeitado pelos seus adversários políticos. “Isso é muito difícil no âmbito da política”, avaliou. O vereador ainda ressaltou o papel marcante do homenageado na história. “Maranhão fica cravejado na história da Paraíba, não apenas nas obras que ele fez de pedra e cal, mas, principalmente, na memória das pessoas que tiveram algum convívio com ele, nem que seja de poucos minutos, para sentir um homem preocupado com o bem comum”, enfatizou.

A vereadora Eliza Virgínia (PP) fez questão de proferir algumas palavras sobre o homenageado para destacar a influência dele em sua trajetória política. “Maranhão teve grande importância nos meus primeiros passos na política e em nossa família, junto ao meu pai. Ele era brincalhão como meu pai. Não poderia estar ausente desta homenagem a este mestre de obras, que fez grandes construções na nossa Paraíba. Esse grande legislador e executivo fez a Paraíba crescer e aparecer até em nível nacional” alegou.

O vereador Coronel Kelson enfatizou a humildade e simplicidade do homenageado. “Não tive a felicidade, que a grande maioria das pessoas que está aqui teve, de conviver com José Targino Maranhão. Mas, o pouco que convivi, conheci um homem de humildade e simplicidade que me cativaram de imediato”, destacou, acrescentando que a Casa está sempre aberta para homenagens como esta.



Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Prefeitura de João Pessoa realiza última Caravana do Cuidar do ano nesta sexta-feira

Os moradores do bairro Paratibe recebem, nesta sexta-feira (13), a última Caravana do Cuidar de…

59 minutos ago

CCJ do Senado aprova Primeiro Projeto de Regulamentação da Reforma Tributária

Pedro França/Agência Senado A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na noite…

10 horas ago

Dólar Comercial cai a menos de R$ 6 após anúncio de nova cirurgia de Lula

Nesta quarta-feira (11), o dólar comercial fechou cotado a R$ 5,968, uma queda de 1,3%…

10 horas ago

Prefeitura de João Pessoa fortalece segurança no turismo com projeto pioneiro de ações integradas

A Prefeitura de João Pessoa está colocando em prática o projeto ‘Turismo Seguro’, uma iniciativa…

11 horas ago

Juros tem o maior aumento desde 2016

Foto: Reprodução O Globo O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil…

11 horas ago

Auto de Natal é realizado pela Prefeitura para os moradores do Residencial Vista Alegre

Um momento de paz, solidariedade e confraternização. Assim foi à noite desta quarta-feira (11) para…

11 horas ago