VII Caravana Federativa: CMJP assina doação de prédio da Maternidade Cândida Vargas e criação de Parque Ecológico Intermunicipal


A Câmara Municipal participou colaborativamente do evento

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) assinou, nesta sexta-feira (5), a doação do prédio do Instituto Cândida Vargas (ICV) e o protocolo de intenções para criação do Parque Ecológico Intermunicipal entre João Pessoa e Cabedelo. As assinaturas aconteceram durante a VII Caravana Federativa, que pela primeira vez ocorreu na Paraíba, no Centro de Convenções da Capital.

“A Câmara Municipal, junto com os prefeitos de João Pessoa e Cabedelo, Cícero Lucena e Vítor Hugo, e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), assina um grande pacto de investimentos, para trazer melhorias para a população das duas cidades”, comemorou o presidente da CMJP, Dinho (PSD), explicando que a área cedida para criação do Parque Ecológico Intermunicipal fica na divisa entre o Bessa e Intermares.

O superintendente da SPU, Giovanni Marinho, afirmou que após a assinatura desse protocolo de intenções, a área será demarcada e georreferenciada, e os projetos de criação do Parque Ecológico serão enviados para aprovação das câmaras dos dois municípios. “A criação do Parque é uma vitória ambiental enorme para as duas cidades, que entram na rota dos municípios que protegem áreas de mangue. É uma cessão futurista, para as futuras gerações”, avaliou.

O Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, destacou a importância de preservação dessa área. “A gente fala muito da Amazônia, da Mata Atlântica, mas é importante pensar também nos outros biomas. Nesse caso, estamos falando de uma área de mangue, que é berço natural, bioma importante de nossa cidade e de Cabedelo. A preservação dessa área é extremamente importante, não só para o meio ambiente, mas também para as pessoas. Nós temos uma comunidade que mora no entorno, que também passa a ser contemplada com processos de educação ambiental. A área vai ser restrita, vamos ter estudos de preservação, planos de mitigação, planos de uso, para que essa região seja melhor preservada e utilizada, garantindo assim que ela permaneça para as próximas gerações”, explicou o secretário.

Outras entregas

O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, destacou as entregas feitas pelo Governo Federal para o município de João Pessoa, a exemplo do prédio do Instituto Cândida Vargas. “O prédio da maternidade Cândida Vargas correu o risco, inclusive, de ser vendido no governo anterior, e foi decisão de Lula fazer o uso público dele. Uma parceria com a Prefeitura vai permitir haja mais investimentos, além de parcerias com o Ministério da Saúde para ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para essa maternidade tão importante”, avaliou o ministro.

Alexandre Padilha ainda citou a doação da área do Parque do Róger. “A entrega da área do antigo lixão, que já é um parque por lei, permite que o município possa fazer mais investimentos para estruturar esse espaço como uma área de convivência, de sustentabilidade. João Pessoa e a Paraíba atraem muito turismo, investimentos externos, privados, para a geração de emprego. Ter um espaço de sustentabilidade chama ainda mais investimentos e mais qualidade de vida para João Pessoa e para o estado da Paraíba”, projetou.

De acordo com o ministro, a cessão desses patrimônios, prédios públicos, terrenos e espaços vai permitir que o Município e Governo possam fazer investimentos.

Caravana Federativa

Iniciativa da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Presidência da República, a Caravana Federativa tem o objetivo de fomentar a articulação entre instituições das três esferas de governo, assim como a construção de um canal permanente de proximidade e informação entre os entes federados. Para tanto, promove a participação ativa dos Ministérios e demais órgãos federais em um esforço conjunto para democratizar o acesso aos programas e serviços essenciais.

Além de palestras e oficinas, o evento contou com serviços e atendimentos prestados aos gestores públicos dos 223 municípios paraibanos. Até o final da manhã desta sexta-feira (5), a Caravana Federativa já havia realizado mais de dois mil atendimentos.



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

‘Novo lar’: Maíra Cardi compra mansão de Neymar Jr. por R$ 40 milhões

‘Novo lar’: Maíra Cardi compra mansão de Neymar Jr. por R$ 40 milhões Posted on13…

10 horas ago

Solteiros! Ana Castela e Gustavo Mioto terminam relacionamento

Ana Castela e Gustavo Mioto não formam mais um casal, essa é a terceira vez…

10 horas ago

Ministério da Saúde prevê controle do HIV e aids no Brasil até 2030

O Ministério da Saúde lançou diretrizes para a eliminação da aids e da transmissão do…

10 horas ago

Pesquisa Ipec: 34% avaliam governo Lula como ótimo ou bom

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (13) aponta que 34% dos brasileiros avaliam o governo do…

10 horas ago

Filho de Lula ironiza internações de Bolsonaro em meme nas redes sociais

Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), provocou…

10 horas ago

Tardezinha Inclusiva comemora três anos com tema ‘Natal da União’

A Tardezinha Inclusiva, um dos braços do projeto Somos Capazes, completa três anos e comemora…

13 horas ago