Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

História Hoje: Comício da Candelária (40 anos)

História Hoje: Comício da Candelária (40 anos)


Depois de duas décadas sob o regime militar, grandes cidades brasileiras foram palco da campanha “Diretas Já” pela realização de eleições diretas ao cargo de presidente da República do Brasil. Com o slogan “Eu quero votar para Presidente”, milhares de pessoas ocuparam as ruas da capital carioca em 10 de abril de 1984.

O movimento teve início em 1983 e ganhou ainda mais força em 84 com a proximidade da votação da emenda constitucional apresentada pelo deputado Dante de Oliveira que restabelecia as eleições diretas no país. A primeira manifestação em apoio a esse grande passo pela redemocratização foi realizada na cidade de Recife, em Pernambuco.

No Rio de Janeiro, os manifestantes a favor da democracia se reuniram no centro, na avenida Presidente Vargas, em abril de 1984. Um palanque foi montado próximo à Igreja da Candelária.

Foram quase seis horas de comício. O governador do Rio, Leonel Brizola, discursou ao lado de figuras de diferentes cenários políticos como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Mário Juruna. Os artistas Fafá de Belém, Milton Nascimento, Chico Buarque, Lucélia Santos e Cristiane Torloni também marcaram presença na Candelária.

Estima-se que um milhão e duzentas mil pessoas tenham comparecido ao comício. Os participantes entoaram o Hino Nacional antes que uma chuva encerrasse o ato. Até então, foi considerada a maior manifestação política já realizada no país. As emissoras de TV também cederam espaço na programação para transmitir o comício.

Apesar do apoio popular, duas semanas depois, a emenda de retomada das eleições diretas foi rejeitada pelo Congresso Nacional.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação web: Patrícia Serrão



Link da fonte aqui!