PF, Sudema e Ibama miram poluição de petróleo no Porto de Cabedelo e faz operação

A Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Ministério do Trabalho e Emprego e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizaram nesta quinta-feira (11/4) uma operação conjunta no Porto de Cabedelo, na Grande João Pessoa. A investigação concentra-se no transporte e carregamento inadequado de petcoke, um subproduto da indústria do petróleo com implicações ambientais significativas.

O objetivo é averiguar e coletar evidências sobre o alegado descumprimento de uma ordem da Sudema de paralisação das atividades relacionadas ao petcoke no porto, devido a preocupações ambientais e de segurança. No entanto, notícias na imprensa indicam que a ordem não foi devidamente acatada.

Conforme o procurador da República João Raphael Lima, que acompanha o caso, a presença das autoridades federais no Porto de Cabedelo marca um esforço conjunto para garantir a conformidade com as regulamentações ambientais e trabalhistas. “A operação visa garantir a proteção do meio ambiente”, afirmou o membro do MPF.

Detalhes adicionais sobre os desdobramentos da operação serão divulgados assim que estiverem disponíveis.

TAC descumprido – Em 2004, foi firmado um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MPF, a Sudema e a Companhia Docas da Paraíba para estabelecer medidas de manuseio e armazenamento adequados  do coque de petróleo no Porto de Cabedelo e adjacências. Entre os principais pontos do TAC, havia o compromisso de que, até a regularização definitiva, a Companhia Docas da Paraíba deveria adotar medidas para minimizar a dispersão de pó e proteger o meio ambiente. O TAC previu multas e possíveis ações judiciais em caso de descumprimento.

Petcoke – O petcoke, também conhecido como coque de petróleo, é um subproduto resultante da refinação do petróleo bruto. Ele consiste principalmente em carbono, com quantidades variáveis de enxofre e metais pesados. Tem diversos usos industriais, incluindo a produção de baterias, aço e alumínio. A queima de petcoke libera dióxido de carbono (CO₂), contribuindo para os gases de efeito estufa. Além disso, o petcoke concentra metais pesados, que podem ser liberados no ar quando usado como combustível em usinas de carvão.

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Atualização cadastral do programa Auxílio Moradia segue até o dia 31 de dezembro, em JP

Atualização cadastral do programa Auxílio Moradia segue até o dia 31 de dezembro, em JP…

1 hora ago

Começam nesta segunda (23) inscrições para o Bolsa Esporte, na PB; veja como fazer

Começam nesta segunda-feira (23), às inscrições do programa Bolsa Esporte do governo da Paraíba. O…

1 hora ago

Suspeito de chefiar grupo criminoso na Bahia é preso em praia de João Pessoa

Mãe e filha caem de mirante em prédio no Altiplano, em João Pessoa; polícia investiga…

1 hora ago

Bombeiro civil é assassinado ao ter casa invadida em Bayeux

Um bombeiro civil identificado como Renato Nascimento, de 37 anos, foi assassinado no início da…

2 horas ago

Secretaria de Saúde reforça alerta sobre consumo excessivo de álcool

O final de ano é momento de celebração, por isso é comum a ingestão de…

2 horas ago

Sine-JP oferece 558 vagas de emprego, com destaque para a função de atendente de telemarketing

Mercado de trabalho Sine-JP oferece 558 vagas de emprego, com destaque para a função de…

15 horas ago