Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Emlur coleta 74,3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares no primeiro trimestre

Emlur coleta 74,3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares no primeiro trimestre


A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletou 74,3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares, no primeiro trimestre do ano. Ao considerar os dados mensais, janeiro registrou a maior quantidade de recolhimento, com 25,7 toneladas, seguido por março (24,5 toneladas) e fevereiro (24,1 toneladas).

Conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, no mês de janeiro, a cidade contou com um grande número de turistas, o que aumentou a produção de resíduos sólidos. “Tivemos o Réveillon na orla da cidade, bem como eventos públicos nos finais de semana, o que concorre para mais geração de resíduos. Por conta disso, realizamos durante o verão, pelo terceiro ano consecutivo, o Programa Amigos da Praia, orientando sobre o correto descarte de resíduos”, explicou.

Ricardo Veloso destacou que, apesar da maior geração de resíduos em janeiro, o trabalho dos agentes de limpeza urbana foi reconhecido pelos turistas. Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa, realizada pela Federação do Comércio dos Bens e Serviços da Paraíba (Fecomércio-PB), apontou crescimento na avaliação “ótima ou boa” dos turistas sobre a limpeza pública da Capital, com índice de 85,32%.

A coleta domiciliar, um serviço essencial à população, também é bem avaliada pelos moradores da cidade. Residente no Cristo Redentor, o jardineiro Ivanildo de Oliveira, comentou que a coleta é realizada rigorosamente às segundas, quartas e sextas-feiras, no bairro. Para ele, a prestação do serviço é adequada, mas Ivanildo também dá sua contribuição. “Eu oriento os vizinhos a colocarem o lixo na rua apenas no dia de coleta, para evitar que cachorros e gatos de rua rasguem os sacos, causando sujeira”, contou.

O serviço de coleta domiciliar é realizado em dias alternados na maioria dos bairros, e diário nas localidades com maior produção de resíduos, como o Centro e bairros da orla da Capital. O recolhimento é feito em todos os turnos.

A população pode solicitar os serviços da Emlur pelos telefones 3213 4237 e 3213 4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada. O calendário de coleta domiciliar está disponível no site institucional.



Link da fonte aqui!