Cento 65 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País se reúnem, a partir de hoje, em Natal. Durante quatro dias vão participar de gincanas, aulas e palestras, como parte do calendário da Olimpíada Brasileira de Matemática.
Lethicia Manfioletti Possamai é de Santa Catarina. Sua primeira participação na OBMEP foi em 2018. Hoje, aos 17 anos, ela fala da expectativa para o encontro no Rio Grande do Norte …
Promovida pelo IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a Olimpíada conta com a presença de professores universitários de diferentes regiões do Brasil para debater temas do universo desta disciplina que, em muitos casos, não figura entre as preferidas dos estudantes.
O evento, que está em sua nova edição, é dedicado aos alunos que se destacaram no Programa de Iniciação Científica Júnior, que oferece aulas avançadas de matemática para medalhistas da OBMEP, como explica Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA…
O encontro tem o nome “Hotel de Hilbert”, em homenagem ao matemático alemão David Hilbert, que em 1925 apresentou um paradoxo do infinito. E, para Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, se transformou em uma festa, uma confraternização de jovens medalhistas da OBMEP, unidos no prazer de estudar matemática.