Categories: Notícias

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação


Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio, depois que Israel lançou um aparente ataque contra o Irã na última noite.  

Israel não costuma assumir publicamente ataques contra o país e seus aliados. Já Teerã tem feito um esforço para minimizar o tamanho da ofensiva israelense, o que tem sido visto como uma tentativa de evitar uma escalada da situação.

A mídia estatal do Irã mostrou explosões no céu da cidade de Isfahan, região central do país. O Irã disse que elas foram causadas pelo sistema de defesa antiaérea, que abateu três drones, cuja procedência não foi informada. O espaço aéreo do país chegou a ser parcialmente fechado. Uma plataforma de rastreamento de voos registrou o momento em que aviões comerciais passaram a desviar da região atingida.

Pela manhã, aeroportos que tinham parado as operações, incluindo o da capital, Teerã, funcionavam normalmente. Em Isfahan, estão importantes infraestruturas militares iranianas e instalações nucleares. Um vídeo gravado nesta manhã mostra a base militar na cidade sem danos aparentes. A Agência Internacional de Energia Atômica da ONU também informou que nenhuma planta nuclear iraniana foi danificada.

Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel. Mas depois, disse: o regime sionista dever saber que se cometer um erro, desta vez será punido de forma mais severa. À Agência Reuters, um alto funcionário iraniano disse que não há plano de retaliação imediata, sem esclarecer quem estava por trás do suposto ataque.

Na Itália, onde participou do encontro dos ministros das relações exteriores do G7, o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, não confirmou se Israel estava por trás da ação. Disse apenas que Washington não se envolveu em nenhuma operação ofensiva e que está comprometido em diminuir as tensões na região. Nos bastidores, militares americanos confirmaram que o ataque partiu de Israel. E o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antônio Tajani, disse que a Casa Branca foi avisada do ataque pelo governo israelense minutos antes. No último sábado, o Irã lançou cerca de 300 drones e mísseis contra Israel, no primeiro confronto direto entre as duas nações. A medida foi uma resposta ao bombardeio do consulado do Irã na Síria no começo do mês.

* Com informações da Agência Reuters 



Link da fonte aqui!

editormast

Recent Posts

Moraes admite possibilidade de absolvição de Bolsonaro, mas reforça inelegibilidade como “ponto final”

Em entrevista à revista norte-americana The New Yorker, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo…

7 horas ago

Justiça adia pela segunda vez depoimento de médico acusado de agredir mulher na frente do filho

A Justiça da Paraíba adiou, pela segunda vez, o depoimento do médico João Paulo Souto…

7 horas ago

Justiça rejeita pedido do Ministério Público e mantém padre Egídio em prisão domiciliar

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) negou, nesta terça-feira (8), o…

8 horas ago

CE recebe sugestões sobre investimentos e democratização do ensino — Senado Notícias

Em debate sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), senadores receberam sugestões sobre investimentos e…

8 horas ago

Câmara aprova projeto que obriga SUS a oferecer tratamento completo de lábio leporino – Notícias

08/04/2025 - 20:16   Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Deputados na sessão do Plenário desta terça-feira…

9 horas ago

“Bolsonaro não volta”: Moraes descarta retorno do ex-presidente em entrevista à The New Yorker

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, aproveitou uma entrevista à revista…

9 horas ago