Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ouvidor Geral do MPRN recebe cidadania pessoense

Ouvidor Geral do MPRN recebe cidadania pessoense


O vereador Carlão (PL) homenageou Rodrigo Pessoa de Morais durante sessão especial nesta sexta-feira (19)

O Ouvidor Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Rodrigo Pessoa de Morais, recebeu, na manhã desta sexta-feira (19), o Título de Cidadão Pessoense. O vereador Carlão (PL) propôs a honraria e a sessão especial, que foi realizada no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na ocasião, foi apresentado um vídeo com depoimentos do Senador Efraim Filho (União Brasil) e da procuradora de Justiça Ladya Gama Maio.

Compuseram a mesa dos trabalhos, além do propositor da honraria, o deputado estadual Wallber Virgolino (PL), a presidenta do Conselho Nacional dos Ouvidores Jussara Maria Pordeus e Silva; o deputado federal Raniery Paulino (Republicanos); o Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Andre Luis Cabral; o procurador da república Yordan Moreira Delgado, representando o Ministério Público do Estado da Paraíba Leonardo Quintans; e Coronel Cordeiro.

Quebrando o protocolo, o irmão do homenageado Ramon Pessoa de Morais foi o primeiro a usar a tribuna e fez uma breve explanação sobre a trajetória pessoal e profissional do homenageado, desde seu nascimento em Campina Grande, até se estabelecer na Capital paraibana. “A paixão de Rodrigo por João Pessoa é inestimável, por ter construído uma legião de amigos, e por ser onde se sente acolhido desde quando desembarcou nesta Capital. Agradeço a Carlão e todos os vereadores desta Casa por concederem essa homenagem ao meu irmão. Sinto orgulho de ser seu irmão e muito me honra você receber esse Título de Cidadão desta cidade que tanto ama. Você nos representa com esse Título”, declarou.

O vereador Carlão destacou o talento do homenageado em tornar momentos duros mais suaves. “É o jeito dele de fazer as coisas. Ele tem essa forma natural e transparente de ser. Ele sabe usar a autoridade no momento certo, mas tudo que conquistou foi com sua forma gentil e camarada de fazer as coisas. Que Deus lhe abençoe e proteja. Continue sendo essa pessoa que sabe o momento de usar a autoridade e o momento de ser amigo, irmão e companheiro”, afirmou o parlamentar, salientando que Rodrigo sempre foi filho de João Pessoa.

O deputado estadual Wallber Virgolino relatou ter conhecido o homenageado na época em que fez faculdade de direito e que foram colegas na Polícia Civil. “Rodrigo sempre foi essa figura extrovertida, mas o que chama mais atenção é a humildade dele. Nunca colocou um cargo acima de qualquer conduta, sempre esteve pronto para ajudar e dar uma palavra de consolo. A responsabilidade agora aumenta por ser filho de João Pessoa”, enfatizou.

A presidenta do Conselho Nacional dos Ouvidores do Amazonas, Jussara Maria Pordeus e Silva, disse que o agraciado é um ouvidor diferenciado e que contribuiu muito como Diretor Financeiro da Ouvidoria. “A Ouvidoria faz a ponte entre o Ministério Público (MP) e a sociedade. Rodrigo realiza audiências públicas no interior e faz tanta propaganda de João Pessoa que eu só soube há pouco tempo que ele era campinense. Tem sido grande o impacto causado por sua trajetória profissional em João Pessoa. Continue sendo dinâmico e trabalhador, fazendo diferença e levando alegria para todo mundo”, comentou.

“Homenagem boa e significativa é a que tem sentimento, e vi em vários momentos Rodrigo emocionado com as falas e as presenças nesta Casa”, afirmou o deputado federal Raniery Paulino, confessando que se sente homenageado também com esse Título, pois é admirador e amigo de Rodrigo.

André Cabral, conselheiro federal da Ordem dos Advogados Seccional Paraíba (OAB-PB), destacou: “Rodrigo já era pessoense muito antes dessa homenagem. Quando se propõe a fazer algo, ele não desiste. Ele é aquele que busca, realiza e consegue. Temos nele esse coração aberto e essa mente ágil, vigoroso e ágil em soluções, usando sempre da sua habilidade humana para trazer soluções para a sociedade”.

Em seu discurso, Rodrigo Pessoa de Morais descreveu sua trajetória profissional em João Pessoa e os laços de amizade que construiu na cidade. Ele agradeceu aos seus familiares pela colaboração na sua vida pessoal e profissional, e destacou que João Pessoa é uma cidade que, muito além das belezas das praias e da cultura, tem em seu povo acolhedor o principal atrativo. “Muito obrigado a todos vocês que fazem parte da minha trajetória e enchem minha vida de significado e alegria. Que possamos seguir juntos cultivando esses laços preciosos que dão verdadeiro sentido à vida. Que possamos continuar celebrando tudo que torna essa cidade tão única e especial. Agradeço a todos vocês, meus queridos amigos e concidadãos, que fazem parte dessa jornada e tornam João Pessoa um lugar tão maravilhoso para se viver. Viva a amizade! Viva o amor! Viva a gratidão! Viva João Pessoa!”, ensejou.

O homenageado

Rodrigo Pessoa de Morais nasceu em Campina Grande, em 18 de abril de 1978, graduou-se em Direito na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e realizou o curso de oficial da reserva do Exército Brasileiro no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro (NPOR),  no 15º BIMtz Batalhão de Infantaria Motorizado. Tem especialização em ciências jurídicas pela Universidade Potiguar (UNP) e em Segurança Pública pela ACADEPOL-PB. Desde então tem exercido diversos cargos e funções nas áreas militar e da justiça, a exemplo do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, Delegacia Distrital e Secretaria de Segurança Pública, nos Setores de Inteligência e Gabinete do Secretário. Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Norte em 2010 e, após trabalhar em diversas promotorias pelo interior do RN, foi para a Promotoria de Mossoró, em 2020, sendo eleito por votação direta dos Promotores de Justiça como Ouvidor Geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte para o biênio 2020-2022. Em novembro passado foi reeleito para o biênio 2022-2024.



Link da fonte aqui!