Sedec lança projeto Cordel na Sala de Aula 2024 com apresentação de indígenas


A arte e a cultura ocuparam, na manhã desta terça-feira (30), o salão e o auditório da Fundação Casa de José Américo, na Avenida Cabo Branco. Foi nesse espaço que a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) lançou o projeto ‘Cordel na Sala de Aula 2024’. A iniciativa, que este ano tem como tema ‘perspectivas de múltiplas aprendizagens através da poesia’, é colocada em prática por meio da diretora de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programa Especiais (PDE).  

A coordenadora do projeto, a professora Sayonara Gomes, ressaltou que o Cordel na Sala de Aula tem por objetivo pensar as múltiplas linguagens dos povos originários, da territorialização e do saber que vem a partir deles e do nosso conhecimento. “Nós estamos em um tempo de reflexão e esse momento aqui é para refletir sobre o que pensamos sobre a poesia e principalmente sobre a poesia do Cordel, que não é combinar letras, palavras, é entender a realidade, sentimento, tem a ver muito com memória e esta está aqui com os povos originários”, explicou.  

Indígenas da aldeia ‘Alto do Tambá’, localizada na Baía da Traição, fizeram parte desse momento e puderam expor sua arte e recitar o poema ‘Poesia viva, ancestralidade e sustentabilidade’, além de apresentar um canto sagrado através do Toré.  “Sinto-me feliz em ser convidado a fazer parte desse projeto, desse grande evento, e poder mostrar um pouco do nosso trabalho. Quem não conhece nosso talento vai passar a conhecer. Aqui trouxemos copo de bambu, zarabatana, arco e flecha, colares, brinco e lanças”, falou o pajé Antônio Potiguar.  

O evento contou com relato de experiência da coordenadora do projeto Educação Ambiental da Sedec, a mestra Maria Auxiliadora; do mestre e doutor em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Gildevan Estrela Dantas; e da diretora do DPE, Alcilene Andrade.  “O Cordel traz para a gente o resgate dessa cultura nordestina, a possibilidade de a gente apresentar para crianças, jovens e adultos o pouco dessa cultura e que a cultura que abrange vários temas e nuances. A cada ano, esse momento é de revitalizar, é um momento em que a gente também vai agregando, espalhando, se contagiando e se energizando para trabalhar o restante do ano letivo”, disse Alcilene Andrade.  

Durante o lançamento teve a apresentação dos alunos Warao, da Escola Municipal Santos Dumont, declamando o cordel ‘O cavalo que defecava dinheiro’, do autor Leandro Gomes de Barros.  “Lá na escola, junto com todos os alunos, nós trabalhamos o cordel como cultura nordestina e inserimos a fala, já que eles não falam bem ainda o nosso português. Então, a proposta, além de conhecer o Cordel, que é uma literatura nossa, foi desenvolver também dentro dessa proposta a oralidade. Falando melhor cada dia mais o português, o nosso idioma”, explicou a professora polivalente da turma multisseriada, Aleide Lenier de Melo Gomes.



Link da fonte aqui!

editormast

Share
Published by
editormast

Recent Posts

Hospital Municipal Santa Isabel capacita equipe multidisciplinar sobre morte encefálica

Com o objetivo de capacitar seus profissionais para identificarem pacientes com perfil de morte encefálica…

6 horas ago

Delegado que investigou atentado contra Bolsonaro lidera investigações de explosões próximas ao STF

O delegado Rodrigo Morais, que investigou o atentado a faca sofrido por Jair Bolsonaro durante…

6 horas ago

Leo Bezerra visita obras da Orla Sul e ressalta avanços para proporcionar lazer, acessibilidade e qualidade de vida

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, visitou as obras da Orla Sul, nesta quinta-feira…

7 horas ago

Barroso envia para Moraes relatoria de inquérito sobre tentativa de atentado contra o STF

Agência Brasil O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, designou nesta quinta-feira…

7 horas ago

Moraes chama explosões de “ato t3rr0rista” e descarta “mero s*ic1di0”

Em uma nova declaração sobre o homem que detonou explosivos próximo ao Supremo Tribunal Federal…

7 horas ago

Cícero Lucena participa de encontro que reúne principais economias do mundo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira,…

8 horas ago